Casa do primeiro prefeito de Maringá é tombada parcialmente

Casa de Innocente Villanova Junior, primeiro prefeito de Maringá, nos anos 1980

Está oficialmente tombada parte da casa do primeiro prefeito de Maringá, Innocente Villanova Junior, existente no lote localizado entre as ruas Mitsuzo Taguchi, Mitzi Villanova Menon e as avenidas Horácio Raccanello Filho e Tuiuti. Houve parecer técnico da Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Maringá. A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura comunicou o tombamento parcial. Uma parte do terrreno terá edifícios residenciais e parte da residência, feita em madeira (Villanova era empresário do setor). O assunto vinha sendo discutido desde o início do ano.

De acordo com o comunicado, o tombamento teve concordância de sua proprietária, Débora Vilanova Kasprowicz, através de documento enviado nesta quinta-feira à Semuc. “O tombamento, como instrumento jurídico, garante a preservação da construção”, diz o documento, ressaltando que “toda e qualquer
intervenção precisa da anuência e concordância da CEPPHAC”. Villanova foi eleito prefeito pelo PTB, com 1.871 votos, em 9 de novembro de 1952; ele venceu outros três concorrentes (Valdemar Gomes da Cunha, Angelo Planas e Raul Maurer Moletta). Até 1951 Maringá era distrito de Mandaguari.

Foto: Arquivo Maringá News

Atenção: Para compartilhar esse conteúdo do Maringá News, por favor utilize o link ou as ferramentas de compartilhamentos oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Maringá News/Blog do Rigon estão protegidos pela legislação brasileira sobre direitos autorais. A cópia ou reprodução de conteúdo produto pelo site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da empresa, implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.