IAM retirou leucenas de fundo de vale

A espécie deárvore retirada é exótica e agressiva

A propósito de postagem feita ontem, sobre desmatamento em fundo de vale do córrego Moscados, o Instituto Ambiental de Maringá emitiu nota informando que houve autorização ambiental porque o local estava tomado por leucena, espécie exótica e agressiva.A reclamação havia sido feita por um leitor, já que nas proximidades há uma obra em construção. Confira a íntegra da nota:

“A Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), informa que, em relação à supressão de vegetação na área localizada na esquina da Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha com a Rua Pioneiro Sérgio Ruy, trata-se de uma das etapas do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), aprovado pelo Instituto Água e Terra (IAT) por meio do protocolo n.º 18.584.669-5. O local encontrava-se tomado por Leucenas (Leucaena leucocephala), espécie exótica agressiva que será substituída por espécies nativas, conforme projeto aprovado. A ação contribui para a formação de corredores florestais, proporcionando o enriquecimento da biodiversidade local.

O Instituto Ambiental de Maringá ressalta que a supressão de vegetação contemplou apenas o manejo das espécies exóticas citadas e foi realizado fora da Área de Preservação Permanente (APP). O município foi comunicado pelo empreendedor em relação ao início da execução das atividades e cronograma para sua conclusão. A Prefeitura de Maringá reafirma o compromisso com o meio ambiente e a preservação das áreas verdes do município, que encantam e proporcionam qualidade de vida aos maringaenses.”