Atrás dos lesa pátria

Operação da PF contra golpistas ocorre no DF e cinco estados nesta sexta-feira

Hoje mais uma operação contra os financiadores de atos golpistas ocorridos no dia 8 foi deflagrada pela Polícia Federal. São 8 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão, no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Esta é a primeira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por grupo que promoveu violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas, informa a PF.

Tem gente preocupada que na Capital dos Lókis parece tudo normal e não houve nenhum mandado sendo cumprido. Mas as primeiras oitivas de financiadores já começaram; a questão é que a maioria dos que financiaram não foi à capital federal, porque não são bobos.

Mas já se percebe um ou outro maringaense, inclusive empresário do setor de carnes, circulando pela cidade com marcas de balas de borracha, para vergonha dos conhecidos.

Foto: Divulgação/PF