Tadeu na mostra ‘Xingu: contatos’

Deputado constituinte em foto de André Dusek na mostra que acontece em São Paulo

O professor e escritor Tadeu Bento França, que foi deputado federal constituinte, está na exposição “Xingu: contatos“, aberta no dia 5 no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. A mostra vai até 9 de abril.

O ex-deputado, que realizou um trabalho de defesa dos povos indígenas, aparece numa fotografia de André Dusek, tirada na Câmara dos Deputados em agosto de 1988.Na época ele conversava com uma delegação de índios Kayapó, numa das salas de comissões do Congresso Nacional.

A exposição explora a produção cultural de povos originários, com mais de 200 itens de acervo, incluindo filmes e obras de artistas indígenas produzidos especialmente para o evento, que tem entrada gratuita. O maringaense JC Cecílio foi lá e fez o registro.

Ulysses Guimarães e Tadeu França na coleção com indígenas no Congresso

Também são exibidas imagens, reportagens e outros documentos produzidos no Xingu por não indígenas desde o final do século 19. O conjunto inclui desde registros de viajantes europeus, passando pela documentação de expedições do Estado brasileiro até a cobertura da imprensa durante a campanha pela demarcação do Parque Indígena do Xingu, decretada em 1961.

Exposição no Instituto Moreira Salles segue até abril

A curadoria da exposição foi realizada pelo cineasta Takumã Kuikuro, diretor de documentários como “As Hiper Mulheres (2011), pelo jornalista Guilherme Freitas, editor-assistente da revista de ensaios do IMS Serrote, e pela assistente de curadoria Marina Frúgoli. (C/ Karolina Monte)

Fotos: André Dusek/JC Cecílio