Discoteca

E lá se vão 40 anos do lançamento do fenômeno “Menina Veneno”

Hoje faz 40 anos que a música “Menina Veneno”, composição de Ritchie e Bernardo Vilhena, foi lançada oficialmente pela CBS. O compacto simples trazia ainda “Baby, Meu Bem” no lado B, que tem a participação de Steve Hackett (ex-Genesis), amigo de Ritchie, na guitarra.

Hoje, ao comentar sobre os 40 anos do disco, Richard David Court, que fará 71 em março, me fez lembrar que naquela época os clipes das músicas de sucesso tinham que, obrigatoriamente, aparecer primeiro no domingo, no programa “Fantástico” da Rede Globo, e no dia seguinte começavam a ser tocadas nas rádios e a ir para as lojas.

14 de fevereiro foi uma segunda-feira. O disco veio parar em minhas mãos, vindo da divulgação, de Curitiba, na sexta ou no sábado, com a expressa recomendação de só levar para as emissoras de rádio de Maringá na segunda-feira. Estratégia da CBS.

Contei a história rapidamente em 2008. Sacaneei, de boa-fé, o divulgador, Djalma. A música tocou pela primeira vez numa rádio, acredito que no país, no programa que Miguel Barbosa comandava todas as noites na antiga Difusora, na avenida Cerro Azul.

Ritchie, sucesso nacional tremendo, tempos depois veio se apresnetar em Maringá. Hospedado no Deville, cheio de gente em volta, autografou um pôster e, com seu sotaque inglês, perguntou para quem seria a dedicatória. Disse “Ângelo”. Ele escreveu “Ângela, beijos”.