Ícone do site Angelo Rigon

Colômbia recebe terceira visita de comitiva oficial maringaense em 16 anos

A cidade colombiana Medellín, que já recebeu comitiva de Maringá em 2018

O prefeito Ulisses Maia, os vereadores Mário Verri (PT) e Alex Chaves (MDB) e a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá, Bruna Barbosa Barroca, seguem amanhã para a Colômbia. A viagem ao exterior foi autorizada pelo Legislativo para o período de 25 de fevereiro a 5 de março.

De acordo com a informação publicada no Diário Oficial do Município, os quatro farão parte da comitiva farão parte da comitiva da Frente Nacional de Prefeitos, entidade da qual o prefeito de Maringá é o 2º secretário desde 2021. O site da FNP não traz informação a respeito da viagem da comitiva.

A viagem, segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, é para conhecer projetos de gestão pública e políticas da Colômbia, como mobilidade, inovação, segurança e atrações que poderão ser estudados e até mesmo implementados em Maringá e região. Serão visitadas a capital Bogotá e Medellín, tida como referência em planejamento e infraestrutura urbana.

A penúltima viagem de uma comitiva maringaense à Colômbia (integrada por autoridades e empresários) aconteceu em março de 2007, e um dos objetivos era a questão da mobilidade urbana, em especial do transporte coletivo. Não se tem ideia de algo que tenha sido colocado em prática no sistema de transporte coletivo e mobilidade após a visita a Bogotá.

Em 2018, outra comitiva, também formada por autoridades e empresários, esteve em Medellín, para conhecer o sistema de monitoramento com câmeras inteligentes.

Em outubro de 2021,  o então secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, esteve na embaixada colombiana, em Brasília, para estabelecer com os distritos de Córdoba e Sucre, para acordos econômicos governamentais subnacionais.

Sair da versão mobile