Há quase dois anos, por causa do aniversário da cidade, os governos de Maringá e do Paraná anunciaram a destinação de R$ 13 milhões para obras no município, sendo R$ 3 milhões para a construção de uma ponte ligando a cidade com o segundo maior município da microrregião, a vizinha Sarandi. Até hoje a obra não foi licitada.
Em maio de 2021, em release distribuído pela prefeitura, informou-se que entre os recursos a serem liberados pelo governador estão R$ 10 milhões para recape em ruas e avenidas e mais R$ 3 milhões para a construção de uma ponte na avenida Mário José de F. Ferraz, entre Maringá e Sarandi (onde a via chama-se avenida Nova São Paulo), sobre o ribeirão Pinguim.
Os recursos seriam provenientes de emenda parlamentar (a fundo perdido) e serviriam para duas pontes em concreto armado/protendido, além de obras complementares, no valor total de R$ 3.116.880,6, conforme acordo entre o município e a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Em estudos desde junho de 2020, a prefeitura vai fazer a licitação, mas o projeto está parado.
No início do mês, o governador anunciou um pacote de obras, que incluiu dois novos viadutos em Sarandi. Serão construídos dois novos viadutos em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, no Noroeste. Eles serão erguidos na BR-376, do km 181,34 ao km 182,10, em uma extensão de 760 metros, nas alturas das avenidas Rio de Janeiro e Brasil.
De acordo com o governo, a obra facilitará a ligação entre as regiões norte e sul da cidade, além de servir como retorno, aliviando o tráfego na BR-376, principal ligação do município com Maringá. O projeto prevê duas interseções que ligam as vias marginais da BR-376 (avenidas Antônio Volpato e Ademar Bornia), atravessando as pistas principais em desnível através de dois viadutos alongados, funcionando como bolsões incorporados as vias marginais.
Fotos: Google View/ Mileny Mello/PMM