Ex-vereador toledano assume vaga aberta com a renúncia de Enio Verri na Câmara

Elton Welter: Toledo passa a ter dois deputados federais, assim como Maringá

O agricultor e político Elton Welter (PT), de Toledo, assumiu ontem a vaga aberta com a renúncia do maringaense Enio Verri ao terceiro mandato de deputado federal. Com isso, Toledo igualou sua bancada de deputados federais a de Maringá, que em outubro do ano passado elegeu quatro parlamentares.

Toledo ganhou mais um parlamentar (Dilceu Sperafico, do PP, é o outro) e Maringá passa a ter uma bancada de dois deputados federais – Sargento Fahur e Luiz Nishimori, ambos do PSD.

Verri renunciou ao mandato para assumir como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional (cargo que ocupa oficialmente desde ontem pela manhã, quando assinou o livro de posse), enquanto Ricardo Barros (PP) licenciou-se de seu mandato para ser secretário de Indústria, Comércio e Serviços da segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

No site da Câmara Federal, a informação de que Verri não é mais deputado

A mudança fez com que Londrina, que havia elegido uma bancada de três parlamentares, passasse a ter quatro, já que o locutor de rodeio Marco Brasil é o suplente de Barros.

Em vídeo publicado em rede social, o maringaense comentou sobre a renúncia ao mandato. “Uma decisão que não é fácil”, disse.

Welter foi deputado estadual de 1º de fevereiro de 2003 a 31 de janeiro de 2010 e de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2015. Como vereador, atuou de 1º de janeiro de 1997 até 31 de janeiro de 2003 e de 1º de janeiro de 2021 a 31 de janeiro de 2023.

Ele era vereador em Toledo e na eleição de 2022 fez 21.118 votos para deputado federal no ano passado. Verri havia sido eleito com 95.172 votos. Em uma rede social, Welter, que fez sua campanha eleitoral usando um fusquinha vermelho, comemorou o novo cargo.

O gabinete de Welter na Câmara dos Deputados possui 15 assessores, todos herdados do maringaense Verri.

Material publicado pelo deputado Elton Welter em uma rede social

D

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados