Sanepar destina quase R$ 60 milhões para ampliar sistema de esgoto em Maringá

O governador Ratinho, durante uma das cerimônias das quais participou em Maringá

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, autorizaram ontem o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Maringá. São três projetos que recebem investimentos de R$ 59,5 milhões da Companhia, com destaque para a implantação do sistema sanitário no distrito de Iguatemi, que não contava com a coleta e tratamento de esgoto.

Com índice de 98% na coleta e tratamento de esgoto, Maringá figura na 14ª posição entre as cidades com os melhores indicadores de saneamento do País, de acordo com o Ranking de Saneamento 2023, divulgado nesta semana pelo Instituto Trata Brasil. Das 20 cidades brasileiras com os melhores índices, seis são paranaenses.

Do total que será investido na cidade, R$ 27,4 milhões serão aplicados em novas ligações para a coleta e tratamento de esgoto, atendendo os distritos de Iguatemi e Floriano. Os projetos devem gerar 4,4 mil empregos diretos e indiretos, prevê a Sanepar. Serão 36 quilômetros de tubulações e 5.360 pessoas beneficiadas neste primeiro momento. Até o final do projeto, serão cerca de 14 mil.

No distrito de Iguatemi, a Sanepar irá construir um sistema completo de esgotamento sanitário, com implantação de cerca de 25 mil metros de rede coletora, beneficiando imediatamente 31% dos imóveis. A nova Estação de Tratamento de Esgoto Pitanga já será dimensionada para atender 90% do esgoto dos imóveis do distrito.

Para esta primeira etapa, que deve ser entregue até setembro do ano que vem, serão destinados R$ 17,4 milhões, atendendo 4.200 pessoas. O edital para a segunda fase de obras deve ser aberto no segundo semestre deste ano.

“Depois de 65 anos, a região de Iguatemi, que é maior que muitos municípios paranaenses, vai receber as ligações de esgoto. É um investimento muito grande, mais alto do que do trevo Catuaí e de muitas obras do Estado”, afirmou o governador. “Maringá é considerada a melhor cidade para se viver no Brasil e não pode ter um distrito sem saneamento básico. Era um compromisso que tínhamos assumido com os moradores e agora estamos cumprindo”.

Serão 25.363 metros de tubulações na primeira etapa, com rede coletora, interceptores, travessias e emissário e elevatória, além da construção da ETE Pitanga, com três reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB, da sigla em inglês), responsável pelo tratamento dos efluentes, laboratório, filtro, decantador, 17 leitos de secagem, entre outros equipamentos.

Cerimônia realizada ontem no distrito de Iguatemi

Para o distrito de Floriano, o investimento é de R$ 10,4 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Serão 1.160 moradores beneficiados, elevando de 24% para 65% o índice de atendimento na região. A previsão é que a obra seja concluída em maio de 2024.

Serão instalados 10.332 metros de tubulações, incluindo a rede coletora, interceptores e emissário. O projeto também inclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Patu, que vai contar com um UASB, além de laboratório, filtro, decantador, três leitos de secagem, entre outros equipamentos.

Stabile afirmou que o sistema de esgotamento sanitário mudará a cara dessas localidades. “Vai melhorar a saúde pública e preventiva, a qualidade de vida, trazer mais empregos, vai ser uma avalanche de coisas boas”, disse.

“Um dos indicadores em que Maringá se destaca é na área de saneamento. Mas nossos dois distritos, Iguatemi e Floriano, não tinham sistema de esgoto”, explicou o prefeito Ulisses Maia. “O Governo do Estado cumpre esse compromisso com a população e traz a coleta e tratamento de esgoto a essas regiões, o que vai mudar diretamente o perfil dessas regiões”.

Qualidade– Além disso, as obras da companhia também atendem a melhoria da qualidade do efluente da ETE Alvorada, localizada na região Norte da cidade, no bairro de mesmo nome, o maior do município. O investimento é de R$ 31,7 milhões e a entrega prevista para novembro de 2024.

O projeto prevê a ampliação e readequação desta estação de tratamento de esgoto para melhoria do processo de pós-tratamento, que influencia na qualidade do efluente. Para isso, o filtro biológico será modernizado, sendo substituído por um tanque MBBR (Moving Bed Biofilm Reactors), tecnologia adaptada aos sistemas de lodos ativados com uso de peças plásticas que desenvolvem biofilme, uma espécie de membrana.

Também está prevista a implantação de novos equipamentos e melhorias dos já existentes e que são utilizados para o adensamento, equalização, desidratação e secagem do lodo, além de um queimador de gás, entre outros. A expectativa é gerar cerca de 3,8 mil empregos diretos e indiretos com a obra.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva, e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; os deputados federais Beto Preto e Sargento Fahur; e os deputados estaduais Doutor Batista, Evandro Araújo, Tiago Amaral e Soldado Adriano José.

Usina fotovoltaica – O Aeroporto Regional Silvio Name Junior vai receber uma usina fotovoltaica que prevê reduzir em 95% os custos com energia elétrica do terminal, que gira em torno de R$ 1 milhão por ano. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul está destinando R$ 6,4 milhões para financiar o projeto, com recursos captados através da Agência Francesa de Desenvolvimento.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou em sua passagem por Maringá a ordem de serviço que autoriza o início da instalação da usina solar, que terá capacidade de geração de 0,7 MWh e será a primeira instalada em um aeroporto regional do Brasil. Ela será construída em uma área que pertence ao aeroporto e deve iniciar a operação em cerca de seis meses.

Assinatura da ordem de serviço no aeroporto regional

O recurso também deve ser utilizado para a ampliação da sala de embarque do aeroporto. Para isso, o BRDE e a empresa que administra o terminal assinaram um memorando de entendimento para financiar a obra com o recurso excedente do projeto de implantação da usina. O valor estimado é de R$ 1,1 milhão.

“Esse é um projeto de sustentabilidade. Será o terceiro aeroporto autossuficiente do Brasil, ou seja, vai gerar energia solar para atender toda a demanda do aeroporto. Isso demonstra a preocupação de Maringá com a sustentabilidade, que é uma cidade verde e inovadora. E esse aeroporto, que é muito importante para o Paraná, ainda vai crescer muito ao longo dos anos devido o seu potencial de transporte de carga.”, disse o governador Ratinho Junior.

De acordo com o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, foi realizado um estudo de viabilidade técnica para a instalação da usina fotovoltaica, que incluiu os modelos de equipamentos, capacidade de geração e histórico de incidência solar na região. O valor captado com a AFD foi de € 1,16 milhão.

“Não se trata apenas de uma linha de crédito, mas de um recurso que vem de um fundo internacional para ajudar a promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Paraná”, afirmou.

O projeto faz parte do BRDE Energias Limpas e Renováveis, que já destinou R$ 536,8 milhões a projetos dessa área no Paraná desde 2019. O recurso contempla a instalação e aquisição de equipamentos, além do estudo de viabilidade. Quase 80% das linhas de crédito do BRDE atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A usina fotovoltaica do Aeroporto de Maringá está enquadrada no ODS 7, que trata sobre acesso a diferentes fontes de energias, principalmente às renováveis e não poluentes.

“Este é mais um tijolinho que o BRDE está construindo para que tenhamos diálogo com a sociedade, rapidez na entrega de crédito, oferta de crédito barato e fazer a transformação econômica e social do Paraná. Nos últimos quatro anos o governador assinou mais de R$ 6 bilhões em crédito para o Paraná, 45% de todo o recurso que é investido pelo banco é aqui no Estado. Isso nos traz ânimo para fazer ainda mais e melhor, consolidando o objetivo de sermos o primeiro banco verde do Brasil, sendo uma referência em sustentabilidade”, disse.

O prefeito Ulisses Maia afirmou que o movimento do aeroporto espelha as políticas da cidade nessa área. “Nós estamos construindo duas usinas de produção de energia fotovoltaica para atender todos os prédios da prefeitura, com economia de R$ 30 milhões por ano nas contas de luz. Em três anos pagaremos a usina e no quarto ano já poderemos investir em outras áreas”, complementou o prefeito. “Maringá pode ser a capital verde do Estado. Também teremos uma parceria pública-privada de iluminação pública, que trará mais economia para a prefeitura”. 

Novo momento – O anúncio acontece em um grande momento do aeroporto e da cidade. Na próxima semana começam os novos voos para São Paulo. A partir de domingo, 26, o aeroporto vai retomar os voos diretos para Congonhas, por meio da companhia Gol Linhas Aéreas, e o voo das 10h para Guarulhos, por meio da Latam Airlines. Em 2022, o aeroporto registrou fluxo de 563.195 passageiros, o que representa aumento de 34,2% em comparação com o período anterior.

O diretor-superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, comemorou o investimento sustentável num momento de atração de novos investimentos. “É a primeira usina solar em aeroportos regionais do Brasil. É um dia muito especial, um passo para um futuro sustentável e um marco para a cidade. Esse projeto transformará o aeroporto em exemplo nacional. Como sabemos, o aeroporto é um indutor do desenvolvimento de novos negócios. Já temos a segunda maior pista do Paraná e em breve vamos ter equipamentos de auxílio de navegação (ILS e ILSF), a modernização na torre de controle e o novo terminal de passageiros com capacidade para circulação de 2 milhões de pessoas por ano, em tramitação na Infraero”, afirmou.

Ele também agradeceu as políticas do Estado para induzir o desenvolvimento do aeroporto. “Essa construção só aconteceu porque contamos com o apoio direto do BRDE na usina e do Governo para a renovação do efetivo do Corpo de Bombeiros para cuidar da área da pista, devolvendo pessoal da reserva para a ativa de maneira especializada, além dos convênios na redução de ICMS do querosene da aviação civil, que ajudaram a criar novas conexões das companhias aéreas”, completou.

Presenças– Participaram da solenidade os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva, e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; os deputados federais Beto Preto, Sargento Fahur e Sandro Alex; os deputados estaduais Doutor Batista, Evandro Araújo, Tiago Amaral, Soldado Adriano José e Do Carmo; o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), José Carlo Barbieri; o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Frederico Mendes Júnior; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington de Moura; o assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman; e vereadores da cidade.

Trevo – O governador também autorizou ontem, em Maringá, a licitação do aguardado trevo no entroncamento da PR-317, BR-376 e avenida João Pereira , que vai receber o nome Viaduto Divanir Braz Palma, que foi vereador e deputado estadual por Maringá, falecido em agosto de 2019. A obra tem prazo de conclusão de dois anos após ser iniciada. Ela está no pacote de investimento de R$ 3,4 bilhões, anunciado no começo do ano.

O governador salientou que a obra vai resolver o problema histórico no entroncamento urbano e rodoviário do município. “O trânsito no local toma muito tempo das pessoas que utilizam a região para ir e vir da sua casa, e no local acontecem muitos acidentes”, afirmou. “A obra também deverá melhorar a logística das empresas, pois ali é um parque industrial importante de Maringá. E nessa parceria estamos tirando do papel esse sonho antigo da cidade”.

A licitação daobra será na modalidade Contratação Integrada, a mesma utilizada na ponte de Guaratuba, que prevê a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra pela empresa vencedora. 

O edital utiliza como base um anteprojeto de engenharia doado ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná pela Prefeitura de Maringá e vai possibilitar também melhorias de acesso à PR-323 a partir da cidade, além de permitir que o tráfego de longa distância pela BR-376 aconteça sem interrupções

O edital prevê orçamento sigiloso para apresentação de propostas

O atual trevo será substituído por um viaduto (interseção em desnível). A BR-376 será rebaixada e serão implantadas duas passagens superiores, ligando a PR-317 e a avenida João Pereira, que servirão como uma rotatória para acessar vias municipais e comércios locais. O projeto inclui ainda a execução de duas passarelas para pedestres e vias marginais na BR-376.

O orçamento é sigiloso, conforme previsto em lei, visando estimular as empresas interessadas a estudarem cuidadosamente a documentação do edital para elaborarem suas propostas..

“Era uma grande demanda da população. O viaduto, sem cruzamento, vai acelerar o tráfego e garantir segurança. É um sonho não só da cidade, mas de toda a região Noroeste”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

NOVA PONTE – O governador também autorizou a licitação para a construção de uma ponte sobre o rRibeirão Pinguim, entre Maringá e Sarandi. A estrutura liga a avenida Mario José de Faria Ferraz, zona Sul de Maringá, com a avenida Nova São Paulo, em Sarandi, e vai receber investimento de R$ 5,1 milhões do Governo do Estado. A ligação havia sido anunciada há dois anos.

Com a rápida expansão da zona urbana da região, a ligação entre Maringá e Sarandi se tornou um problema para a população há alguns anos. No local, já existe uma ponte antiga e precária, sem pavimentação e de difícil acessibilidade. Para resolver essa questão, serão investidos R$ 5,59 milhões na obra, sendo R$ 5,13 milhões de aporte do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, e R$ 456 mil da Prefeitura de Maringá.

Serão duas pontes em concreto armado e protendido com pista dupla e extensão de 361 metros, sendo uma para cada sentido. Além disso, será executada uma estrutura de contenção para estabilização do aterro.

Ela terá pistas duplicadas trazendo mais agilidade e conforto para o deslocamento dos moradores. A avenida Mario José de Faria Ferraz já possui previsão de duplicação e pavimentação em Maringá, sendo que a via na mesma diretriz viária já está duplicada no lado de Sarandi. Desta forma, será criado um novo corredor logístico até o centro de Maringá.

Com a urbanização e os loteamentos surgindo em ambas regiões dos municípios, a nova ligação também vai servir como nova alternativa às passagens já existentes e hoje sobrecarregadas, como a aAvenida Colombo, principal via de acesso entre Maringá, Sarandi e a BR-376.

O processo de licitação, assim como execução dos serviços, será de responsabilidade do município. Já o DER/PR ficará com a supervisão e fiscalização da execução do convênio.

Além de secretários estaduais, participaram dassolenidades os deputados federais Beto Preto, Sargento Fahur e Sandro Alex; os estaduais Dr. Batista, Evandro Araújo, Tiago Amaral, Soldado Adriano José e Do Carmo; o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo; o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Frederico Mendes Júnior; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington de Moura; o assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman; e vereadores da cidade. (C/ AEN)

Fotos: Roberto Dziura/AEN