Ícone do site Angelo Rigon

Geração compartilhada de energia será tema de novo congresso brasileiro no dia 9

Presidente da Sinergi, Joao Garcia, na abertura do 1º congresso, em 2022

O 2º Congresso Brasileiro de Geração Compartilhada integra a programação oficial da 49ª Expoingá (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá) e tem como objetivo popularizar a atividade em todo o país e levar conhecimento aos profissionais que atuam na micro e minigeração de energia elétrica. O evento acontece no dia 9 nas dependências do parque de exposições e é aberto a todos os interessados.

Durante o congresso, serão discutidos temas relevantes para o setor, como a importância das energias renováveis no agro do Paraná, a abertura do mercado livre de energia e o cooperativismo na geração compartilhada de energias renováveis. A participação de importantes nomes do setor contribuirá para um debate rico e construtivo sobre a atividade de geração compartilhada.

Além disso, o evento contará com o Fórum das Cooperativas de Geração Compartilhada, que reunirá representantes das Cooperativas do GT de geração compartilhada, da Confederação Alemã das Cooperativas e da Organização das Cooperativas Brasileiras. Essa iniciativa promoverá ainda mais o diálogo e a troca de experiências entre os participantes.

O congresso é uma realização da Sinergi Cooperativa, primeira cooperativa de geração compartilhada de energia solar do estado do Paraná, em parceria com a Sociedade Rural de Maringá, organizadora da Expoingá, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Conforme o presidente da Sinergi, João Garcia, “o evento visa debater todos os aspectos inerentes à atividade, contando com a participação de importantes nomes do setor, que acreditam que o Brasil tem um grande potencial energético a ser explorado através da diversificação da sua matriz elétrica, como já ocorre em países europeus, onde existem mais de 1.300 cooperativas operando nesse segmento”.

 “Acreditamos que também no Brasil, o consumidor já pode escolher consumir uma energia sem pegada de carbono, e financeiramente mais viável”, continua Garcia, ao ressaltar que o evento trará benefícios para todo o setor energético brasileiro, promovendo o conhecimento e o diálogo sobre a geração compartilhada de energia elétrica.

Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.

Prova de conformação – Mostrar o aprimoramento genético e a potencialidade de aproveitamento das raças de cavalos Appaloosa, Paint Horse e Quarto de Milha, na lida no campo e em diversas modalidades de competições equestres, é o objetivo da Prova do Cavalo de Conformação que vai movimentar a Pista de Julgamento“Professor José Quirino dos Santos, nos dias 12 e 13 de maio, durante a 49ª Expoingá.

A expectativa das diretorias da Sociedade Rural de Maringá e da Liga Nacional do Cavalo de Conformação, que coordena a prova, é de que cerca de 30 animais, entre machos e fêmeas, participem da competição. Os juízes Russ Smith, dos Estados Unidos; e Tarcísio Barbosa de Souza, do Brasil, serão os responsáveis por avaliar o plantel e definir os campeões.

Para a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, a Prova de Conformação proporciona visibilidade ao trabalho realizado pelos criadores e treinadores. O presidente da LINCC, Francisco Diniz Borges Simas, ressalta que, além de apresentar a potencialidade das raçasAppaloosa, Paint Horse e Quarto de Milha, a expectativa é de criar um ambiente favorável para ampliar o mercado na região. (C/ Assessoria)

Sair da versão mobile