Pombal, nossa esquecida cidade-irmã

Vista aérea de Pombal, no Paraná, cidade-irmã de Maringá

Em fevereiroo, autoridades maringaenses assinaram termo de acordo de cooperação com a cidade chinesa de Yongzhou. Ela tornou-se coirmã de Maringá no ano passado. No final de semana o município se prepara para receber uma comitiva com o prefeito Yasuhiro Okada, de Kakogawa, cidade-irmã de Maringá desde outubro de 1972.

É comum a visita de autoridades a uma cidade-irmã. Maringá tem ainda como irmãs as cidades de Leiria (Portugal), San Martin (Argentina), Caserta (Itália) e Pombal (na Paraíba). Pombal é citada na música de Joubert de Carvalho que inspirou o nome de Maringá: a protagonista retirante deixa seu torrão natal por causa da seca: “Antigamente uma alegria sem igual/Dominava aquela gente da cidade de Pombal/Mas veio a seca, toda chuva foi-se embora/Só restando então as água/Dos meus olhos quando chora”.

Em Pombal, que tem 18.582 habitantes (dados de 2020) e fica a 3.144,5 km daqui, Maringá aparece em rádio, clube campestre e vias, além shopping, pet shop, churrascaria e em vários estabelecimentos. Pombal é nome de rua na Zona 3, em Maringá.

Desde que Kakogawa tornou-se a primeira cidade-irmã de Maringá, dificilmente um prefeito deixou de visitar o Japão. A força da comunidade nipobrasileira é importante para o intercâmbio e a mútua gentileza entre os dois municípios; em Kakogawa, que tem 73 anos, 266 mil habitantes e fica a 18.582 km de Maringá, há uma réplica da Catedral de Nossa Senhora da Glória.

Enquanto Kakogawa e Leiria continuem sendo as cidades-irmãs mais visitadas por autoridades maringaenses desde a década de 70, não há registro oficial de visita de comitiva local até Pombal, nem de lá para cá, quando são em verdade as duas irmandades mais inquestionáveis. Há 21 anos a lei tornando Maringá e Pombal irmã foi sancionada aqui, pelo então prefeito José Claudio Pereira Neto, mas pelo jeito ficou só no papel.

Dr. Manoel Alvares Sobrinho, 77, autor da lei em 2001, junto com o saudoso Paulo Mantovani, quer reparar esse tratamento desigual e pretende cobrar na prática a irmandade estabelecida em lei. Dr. Manoel é nascido em Serra Negra do Norte (RN), distante 91.9 km uma da outra.