Sobre a cassação de Deltan Dallagnol
Deltan Dallagnol (Podemos), cujo mandato de deputado federal foi cassado hoje pelo TSE, por unanimidade, entra para uma galeria rara. O Paraná produziu em duas eleições dois deputados mais votados – Fernando Francischini (União), estadual, e Dallagnol – e que foram cassados.
Mantendo-se o cômputo dos votos para a legenda, criou-se uma discussão: uns, como Igor Gadelha, do site Metrópoles, defendem que o ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que fez 11.925 votos (Deltan fez 344 mil), assumirá a cadeira. Hauly foi deputado federal por sete mandatos consecutivos entre 1991 e 2019. O Blog Politicamente já informa que a cadeira ficará com Itamar Paim, eleito pelo PL, com 47,052 votos.
O maringaense Sergio Moro, senador eleito pelo União, disse em rede social que recebeu a notícia da cassação “com muita tristeza”. Se disse estarrecido por ver fora do parlamento “uma voz honesta”. Moro, cuja prestação de contas eletorais foi rejeitada, sabe que tem que se preparar: ele está na fila e também deve perder o mandato, o que obrigará a uma nova eleição para senador no Paraná.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, lembrou-se de um texto bíblico e o dedicou ao presidente Lula: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!”.
Difícil encontrar até bolsonarista que discorde: hoje Lula teve mais de 10 motivos para comemorar. Da redução dos preços dos combustíveis à cassação de Deltan, passando pelo longo depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal.
Do jornalista Reinaldo Azevedo: “Sempre fui critico da Lei da Ficha Limpa! Há aberrações lá. Tomei porrada do lavajatismo. Mas, se existe a lei, cumpra-se. Dallagnol esperneia por ser cassado por uma lei q ele defende. Aplaudo sua cassação por uma lei q ñ defendo. Sou, em suma, um legalista. E ele, um ilegalista”.
O senador Renan Calheiros caprichou no resumo ao comentar o fato: “Renan celebra cassação de Deltan pelo TSE: ‘Justiça tarda, mas não falha’”.
O presidente do PT paranaense, Arilson Chiorato, limitou-se a reproduzir um PowerPoint com a frase “Tchau, querido!”.
Tchau, querido! pic.twitter.com/PnKAmVzoG4
— Arilson Chiorato (@arilsonchiorato) May 17, 2023
No ano passado ele foi questionado sobre sua condição em entrevista ao site O Diário de Maringá: