Umuarama vai ganhar unidades do programa Minha Casa Minha Vida
“Acredito que Umuarama será a primeira cidade do Paraná a integrar essa terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida”, disse o deputado federal Zeca Dirceu (PT) ao lado do prefeito Hermes Pimentel (DC), que lhe entregou o projeto residencial já definido, com área escolhida, divisão de lotes e arruamento. Pelo MCMV, serão construídas as casas, e caberá a prefeitura e ao Estado, a execução das redes de elétrica, de água e esgoto, entre outras obras complementares.
A meta do programa é contratar, até 2026, 2 milhões de moradias, entre novas obras e construções que estavam paradas, destinadas às famílias de baixa renda, que foram excluídas do apoio do governo federal nos últimos quatro anos. Nessa atual fase, os empreendimentos estarão mais próximos às regiões comerciais, serviços e equipamentos públicos e com melhor infraestrutura no entorno.
Cadastro – O setor de habitação da prefeitura tem 10.330 famílias cadastradas à procura de casa própria. Dessas, mais cinco mil famílias estão interessadas em moradias do MCMV. “O último projeto habitacional em Umuarama, o Conjunto Sonho Meu, foi entregue em maio de 2017. Foram 603 casas da primeira etapa em 2014 e mais 454 unidades na fase dois – totalizando 1.057 moradias para famílias que viviam em situação de risco ou pagando aluguel”, disse Pimentel.
Hoje, segundo o prefeito, o município conta com cerca de 400 lotes que podem ser utilizados em programas habitacionais. São 182 terrenos no Jardim Itália, adquiridos recentemente já com infraestrutura para a construção de moradias, e os demais resultam de áreas institucionais que pertencem à prefeitura em vários loteamentos aprovados nos últimos anos. “Partes dessas áreas já foram desmembradas em lotes e outras podem ter a mesma finalidade para a construção de moradias de interesse social”, explicou Pimentel.
Mais apoio – O deputado Zeca Dirceu disse que Umuarama é uma das cidades prioritárias na atuação parlamentar e na busca de recursos junto ao governo federal. “Na Saúde temos R$ 4 milhões garantidos através de emendas impositivas para atender os hospitais que atendem toda a região: Uopeccan, Nossa Senhora da Aparecida, Cemil e Norospar”.
O deputado Zeca Dirceu também garantiu recurso de R$ 460 mil que está em fase de licitação e será destinados à 11 entidades assistenciais de Umuarama.
Recentemente, através das tratativas do deputado em Brasília, foram pagos ao município parcelas atrasadas de recursos para as obras inacabadas da escola em construção na avenida Goiânia.
O parlamentar destaca ainda a construção de mais duas creches nos bairros Jardim Aeroporto e Jardim Metropolitano, a conclusão do Centro de Eventos, as negociações do antigo IBC para posse definitiva do município (onde hoje abriga dezenas de microempresários), e a implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportações) que vem para agregar renda, geração de empregos e desenvolvimento à região. (C/ Assessoria)
Foto: Divulgação