Republicanos pode mudar

Saída de Valdemar Jorge oxigenará o Republicanos, inclusive em Maringá

O Blog Politicamente informa soibre a possibilidade do comando estadual do Podemos e do Republicanos, o que vem circulando nos corredores políticos há alguns das. A mudança no Pode é difícil, pois depende do caso Deltan, mas a no Republicanos é considerada mais fácil.

Quem não é fácil é o atual presidente estadual, Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Desenvolvimento Sustentável e que estaria na mira do presidente nacional, Marcos Pereira, e pode perder o comando da legenda.

A oxigenação no Republicanos, se realmente acontecer, pode implicar diretamente na eleição municipal de 2024 em Maringá. O partido só tem um político com mandato – o vereador Delegado Luiz Alves -, no entanto Valdemar Jorge reconduziu ao comando da executiva provisória, no final de março, um político sem mandato, cercado por ex-assessores. É consenso que a figura é tóxica não só para a sigla, em tese com tamanho e sem musculatura, mas para a política de forma geral.

“Uma fonte do Palácio Iguaçu diz que Valdemar está preocupado e já teria recorrido ao governador para tentar interceder junto a Marcos Pereira. Algumas fontes acreditam que caso a mudança seja feita a tendência é que Valdemar Jorge migre de agremiação”, diz a informação. Se isso acontecer, o comando também muda em Maringá, com reflexos em 2024.

Há pouco tempo gente de peso, com mandato, chegou a conversar com o presidente estadual do Republicanos sobre a necessidade de se oxigenar o partido em Maringá – sem êxito.

Foto: José Fernando Ogura/AEN