Liminar garante Hauly no lugar de Deltan

Luiz Carlos Hauly, ontem, na Câmara dos Deputados

Londrina ganhou hoje, pelo menos por enquanto, mais um deputado federal. O ministro do STF Dias Toffoli concedeu uma liminar para o político. A ação havia sido protocolada pelo Podemos que entende que os votos dados a Deltan Dallagnol, que teve o registro da candidatura cassado, eram do partido. A informação é de Claudio Osti, no Paçoca com Cebola.

Já o TRE, apesar de concordar que os votos são do Podemos, havia decidido que a vaga seria de Itamar Paim, do PL, alegando que Hauly não havia superado a cláusula de barreira, algo perto de 19 mil votos.

A questão é que o STF, em fevereiro, havia julgado uma ação dizendo que a cláusula de barreira só vale durante o processo eleitoral em si. Finda a eleição o suplente, mesmo sem ter tido a votação para superar a cláusula, teria direito a tomar posse. Por enquanto é uma liminar. E pelo óbvio, o PL vai tentar derrubá-la (leia mais). A se confirmar a decisão, Londrina passa a ter uma bancada mais que o dobro maior (5) que a de Maringá (2), embora tenham sido eleitos no ano passado 3 deputados federais e, Maringá, 4.

Foto: Redes sociais