Ícone do site Angelo Rigon

Liminar garante Hauly no lugar de Deltan

Luiz Carlos Hauly, ontem, na Câmara dos Deputados

Londrina ganhou hoje, pelo menos por enquanto, mais um deputado federal. O ministro do STF Dias Toffoli concedeu uma liminar para o político. A ação havia sido protocolada pelo Podemos que entende que os votos dados a Deltan Dallagnol, que teve o registro da candidatura cassado, eram do partido. A informação é de Claudio Osti, no Paçoca com Cebola.

Já o TRE, apesar de concordar que os votos são do Podemos, havia decidido que a vaga seria de Itamar Paim, do PL, alegando que Hauly não havia superado a cláusula de barreira, algo perto de 19 mil votos.

A questão é que o STF, em fevereiro, havia julgado uma ação dizendo que a cláusula de barreira só vale durante o processo eleitoral em si. Finda a eleição o suplente, mesmo sem ter tido a votação para superar a cláusula, teria direito a tomar posse. Por enquanto é uma liminar. E pelo óbvio, o PL vai tentar derrubá-la (leia mais). A se confirmar a decisão, Londrina passa a ter uma bancada mais que o dobro maior (5) que a de Maringá (2), embora tenham sido eleitos no ano passado 3 deputados federais e, Maringá, 4.

Foto: Redes sociais

Sair da versão mobile