Ícone do site Angelo Rigon

Semana movimentada na Alep

De ferrovia à xenofobia, agenda tem debates amplos nos próximos dias

Representantes dos governo federal e estadual e de entidades ligadas ao transporte e segurança se reúnem, na Assembleia Legislativa do Paraná, para debater a situação das ferrovias paranaenses. A reunião, na terça-feira, faz parte de uma agenda diversificada do parlamento na próxima semana. Agroecologia, economia solidária, comunidades terapêuticas, idosos, políticas migratórias e xenofobia são alguns dos temas em pauta no legislativo.

A Audiência Pública “Segurança nas Travessias de Trem” é organizada pela Comissão de Constituição e Justiça, comandada pelo deputado Tiago Amaral (PSD), e pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, presidida pelo deputado Gugu Bueno (PSD).

Agroecologia e Economia Solidária – Antes, na segunda-feira, às 10 horas, haverá o lançamento da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária. O objetivo, segundo o coordenador da Frente, deputado Professor Lemos (PT), é abrir espaço para discussão junto à sociedade civil organizada e elaborar políticas públicas para promover o desenvolvimento da economia solidária e da agroecologia no Paraná. A Frente Parlamentar também vai acompanhar projetos e iniciativas que estão tramitando na Assembleia Legislativa. A proposição é também dos deputados Goura (PDT), Renato Freitas (PT), Moacyr Fadel (PSD), Arilson Chiorato (PT), Dr. Antenor (PT) e das deputadas Ana Júlia (PT) e Luciana Rafagnin (PT).

Políticas migratórias e xenofobia – Ainda na segunda e também por iniciativa de Lemos, às 18 horas será realizada a Audiência Pública “Políticas Migratórias e Xenofobia no Estado do Paraná”. De acordo com estimativa do Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Estado do Paraná, há mais de 120 mil imigrantes no estado, sendo que 40% deles são mulheres. Entre as principais nacionalidades, estão haitianos e venezuelanos.

Comunidades terapêuticas – Na quinta-feira (29), o 1º Fórum Estadual de Comunidades Terapêuticas vai marcar o lançamento da Frente Parlamentar em Apoio as Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas. O evento será às 9h30, no Plenarinho.

O objetivo do grupo de trabalho, comandado pelo deputado Gilson de Souza (PL), é acompanhar e fiscalizar as ações e políticas públicas de prevenção às drogas e garantir os direitos à vida, da família, da criança e do adolescente, manifestando-se quanto aos aspectos mais importantes de sua aplicabilidade e execução.

Idosos e moradia – Também na quinta, só que em Cascavel, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Cobra Repórter (PSD), realiza o segundo seminário “Feliz Cidades dos Idosos”. O evento será no Teatro Municipal Sefrin Filho, às 9 horas.

Para fechar a semana, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, deputado Professor Lemos promove a Audiência Pública “6ª Semana Social Brasileira: direito à moradia a toda família”. O evento será na sexta-feira, 30, às 18 horas, no Auditório Legislativo.

Transmissão – A sessão plenária de segunda-feira, com 14 itens, terá transmissão ao vivo, a partir das 14h30, de segunda-feira, pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo. (Alep)

Foto: Orlando Kissner/Alep

Sair da versão mobile