Itaipu deu R$ 75 mil de verba de patrocínio para Assembleia de Deus escolher líderes

Lideranças da igreja crítica de Lula durante evento bancado por Itaipu; Verri aprovou as contas

No apagar das luzes do governo Bolsonaro, a Itaipu Binacional repassou R$ 75 mil em patrocínio para uma filial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus organizar a realização de cultos e de uma eleição de lideranças religiosas no Paraná. O evento ocorreu entre 5 e 8 de dezembro do ano passado, em um resort de luxo em Foz do Iguaçu, próximo às divisas com Argentina e Paraguai. O espaço alugado conta com piscinas, jacuzzis e salas de jogos para os hóspedes. A informação é de Tácio Lorran, em O Estado de S. Paulo.

Os organizadores do evento são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegaram a declarar, publicamente, apoio à reeleição do então chefe do Executivo federal. Presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná (Cieadep), uma das entidades organizadoras, o pastor Perci Fontoura é filiado ao Republicanos, acumula fotos em suas redes sociais com Bolsonaro e foi recebido mais de uma vez pelo então chefe do Executivo federal no Palácio do Planalto, em Brasília. Ele foi reeleito presidente da convenção durante a Assembleia Geral Ordinária patrocinada pela Itaipu.

O patrocínio da Itaipu Binacional foi autorizado pela gestão passada, cuja diretoria-geral brasileira era exercida pelo vice-almirante da Marinha Anatalicio Risden Junior. As contas, contudo, já foram aprovadas pela atual gestão petista do ex-deputado federal maringaense Enio Verri. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem procurado reatar laços com o setor evangélico.

Filho de José Wellington e presidente da CGADB, o pastor José Wellington Bezerra da Costa Júnior disse, por sua vez, que Lula não deve ser aceito nas igrejas. “O inferno não tem como entrar em lugar santo”, afirmou, em maio do ano passado. “Você, pastor, vai ser procurado sorrateiramente [por petistas], dizendo que é só uma visita. É um laço do Diabo!”.

Foto: Iead/Redes sociais