A. A. de Assis recebe Comenda Dom Jaime Luiz Coelho neste sábado às 9 horas

Escritor recebe honraria no dia dos 10 anos da morte de dom Jaime Luiz Coelho

A Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, a mais alta honraria do Legislativo maringaense, será concedida na manhã deste sábado ao jornalista, professor e poeta Antônio Augusto de Assis, o A.A. de Assis. Será às 9h, em sessão solene da Câmara Municipal. A homenagem é de autoria dos vereadores Mario Verri (PT) e Dr. Manoel Sobrinho (PL), com o apoio dos demais parlamentares.

Carioca de São Fidélis, A.A. de Assis contribui com a imprensa e com o cenário cultural maringaense desde 1955, quando chegou ao município. Trabalhou como jornalista em importantes jornais impressos, como a “Folha do Norte do Paraná”, foi redator da primeira revista editada da cidade, a “Maringá Ilustrada”, e atuou pela extinta “Rádio Cultura”. Apaixonado pela escrita, também foi professor do Colégio Santa Cruz e do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá.

Autor de dezenas de livros e e-books, que reúnem parte de seu acervo de poemas, crônicas e trovas, A.A. de Assis é membro fundador e presidente de honra da Academia de Letras de Maringá, entidade na qual ocupa a cadeira de número 27. Suas trovas, marcadas pela reflexão do cotidiano, cruzaram as fronteiras de Maringá e lhe renderam, além da participação, a premiação em mais de 300 concursos brasileiros.

“É justo e é necessário que a gente reconheça a grandeza do A.A. de Assis e o quanto ele se dedicou à nossa cidade, especialmente para o fortalecimento da nossa cultura. Por isso, a concessão da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, que carrega o nome do primeiro arcebispo de Maringá e que, por tanto tempo, colocou sua visão humana e empreendedora para o desenvolvimento do município. Ou seja, são duas personalidades muito ricas da nossa história e para a nossa história”, ressalta o vereador Mario Verri.

Aos 90 anos, o poeta continua ativo. Semanalmente, ele publica suas crônicas como colaborador do “Jornal do Povo” e reproduzidas no site Maringá News, recheando o impresso com parte do seu legado. “Ser contemporâneo ao A.A. de Assis é uma honra. Ele é o melhor trovador e uma das pessoas mais cultas que tive o privilégio de conhecer”, afirma Dr. Manoel, vereador e coautor da homenagem. “Assis legitimou o nome de Maringá entre os melhores do mundo e, por isso, precisamos reconhecer e comemorar a sua biografia e a sua herança para a cultura. Toda a comunidade está convidada para a sessão solene”, reforça o parlamentar.

CURIOSIDADE – A.A. de Assis solicitou aos vereadores o agendamento da sessão solene para o dia 5 de agosto, data do falecimento de dom Jaime Luiz Coelho completará exatos 10 anos. O primeiro bispo e arcebispo da cidade deverá ser homenageado dando seu nome à atual avenida Rio Branco, que dá acesso à praça Pio XII e à avenida dom Manuel da Silveira D’Elboux, ex-arcebispo de Curitiba. Dom Jaime foi tema da crônica semanal de Assis, que dá detalhes do planejamento da construção da Catedral de Nossa Senhora da Glória.

A Comenda foi criada e instituída pela Câmara Municipal de Maringá em 2017, por meio de uma resolução. O distintivo somente é conferido para cidadãos que comprovadamente possuam mais de 50 anos de serviços prestados à coletividade nas áreas social, educacional e do desenvolvimento humano. Além disso, apenas uma pessoa pode ser homenageada com a concessão da Comenda a cada ano. (C/ Thiago Mathias/Carina Bernardino/Assessoria)

Foto: Marquinhos Oliveira/CMM