IAT multa empresa que causava infestação de borrachudos na região de Maringá

A infestação de mosquitos ocorreu durante meses em cidades próximas

Moradores de Mandaguaçu, Ourizona e São Jorge do Ivaí enfrentam há meses uma infestação de mosquitos borrachudos. A situação é investigada pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Arilson Chiorato (PT). A comissão e o Instituto Água e Terra a identificaram a empresa responsável por poluir o rio Andirá, que passa por Mandaguaçu, Ourizona e São Jorge do Ivaí, na microrregião de Maringá. A informação é de Vinícius Vetorette, do Portal Mandaguaçu.

“A informação é de que a empresa poluidora já foi autuada pelo IAT e a Defesa Civil tomará medidas para diminuir a incidência de borrachudos”, informou o deputado Arilson Chiorato, após reunião no dia 9 com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.  Os borrachudos infestaram bairros das cidades por conta do despejo irregular de dejetos no rio, o que causou o desequilíbrio ambiental.

O nome da empresa (que tem sede em Mandaguaçu) não foi divulgado, assim como o valor da multa, mas nas redes sociais é possível achar vídeos mostrando pessoas usando raquetes elétricas para matar os insetos, em cenas que impressionam Abaixo, o primeiro contato do deputado com o IAT, que fez a verificação através de seu escritório de Maringá. (Atualizado)

Foto: Denilson Arcine/Facebook