Diplomação pelo Jubileu de Ouro alcança 11 médicos pioneiros de Maringá

Esta será a 38ª edição da homenagem do Conselho de Medicina do Paraná

O Conselho de Medicina do Paraná realiza em outubro a homenagem aos médicos que completam 50 anos de formados com histórico exemplar. Eles recebem o Diploma de Mérito Ético-Profissional. A honraria foi iniciada há 38 anos e, em 2023, terá 11 médicos maringaenses reverenciados pelo Jubileu de Ouro. As solenidades de entrega vão ocorrer em Curitiba e envolvem um total de 224 profissionais com registro no Estado.

No dia 7 recebem o diploma o cirurgião geral Cesar Mussi Filho, graduado pela Evangélica; o ortopedista Pedro Sérgio Mora e o pediatra Raimundo Fortunato Botti, ambos da PUCPR; e o gineco-osbtetra Joao Paulo Bounassar, que concluiu formação pela Estadual de Londrina. Dia 14 será a vez da diplomação do radiologista Antonio Shigueaki Yonekura, do cirurgião geral e gastroenterologista Antonio Carlos Marcolin, e do patologista Hugo Meister, oriundos da Universidade Federal do Paraná.

No dia 21, serão homenageados os ortopedistas Carlos Eduardo Saboia Gomes e Jandyr Morandini, formados pela Faculdade de Medicina de Petrópolis; o urologista Edison Zangali de Azevedo, que concluiu curso pela Federal de Juiz de Fora (MG); e a endocrinologista Maris Colen Barcellos Gazzola, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Nesta data, ainda, recebe o título outro pioneiro da região, o gastroenterologista Jayr Mendonça Filho, formado pela Universidade de Vassouras (RJ) e radicado em Mandaguari.

De acordo com estatísticas do CRM-PR, Maringá tem hoje 2.735 médicos com residência na cidade. (Assessoria/CRM)