O kit de joias Chopard que ficou guardado por um ano em um cofre no Ministério de Minas e Energia foi entregue ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quatro dias após uma reunião com o então ministro da pasta, Adolfo Sachsida, e o ex-titular, almirante Bento Albuquerque. Os dois encontros reservados constam na “agenda confidencial” da Presidência, indicando que aconteceram na tarde de 25 de novembro do ano passado, no Palácio da Alvorada. As informações são de Guilherme Mazieiro, no site Terra.
A entrega desse kit, avaliado em US$ 120 mil (cerca de R$ 600 mil), foi feita quatro dias após os registros desses encontros, em 29 de novembro. As joias foram recebidas por um funcionário às 15h50, no Palácio da Alvorada, como consta no formulário de recebimento de presentes para o presidente da República revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Nesse documento, há um questionamento sobre Bolsonaro ter visualizado o item; a resposta é “sim”.
Ainda que a legislação exija transparência das agendas, há encontros que as autoridades omitem. No caso desses dois registros, apenas o de Albuquerque está também na agenda pública de Bolsonaro. O de Sachsida aparece apenas na “agenda confidencial” de Bolsonaro e não consta na agenda pública dele, nem na do então ministro.
Os registros dos encontros com Bolsonaro, dias antes da entrega das joias, aparecem na relação de e-mails trocados entre assessores da Presidência, em meio à caixa de mensagens de Mauro Cid.
O documento da “agenda confidencial” de Bolsonaro do dia 25 foi criado na véspera, às 13h57, pelo funcionário do gabinete-adjunto de Agenda da Presidência Jacilton Marqueiro Neves Negri, conforme indicam os dados do próprio documento. O próprio Negri enviou a agenda às 14h29 para 25 contatos entre ministro, secretário e assessores. Assim como ele, todos com e-mail funcional (@presidencia.gov.br).
Nesta primeira versão, constava apenas a pernoite de Bolsonaro no Hotel de Trânsito de Oficiais da FAB, em Guaratinguetá (SP), às 20h. O documento foi atualizado e enviado à lista de e-mail às 11h51 do dia 25, por Hellen Hernandes dos Santos, do Gabinete-Adjunto de Agenda Presidencial, constando o encontro com Bento Albuquerque. Houve também a inserção de compromissos com o então ministro de Relações Exteriores, Carlos França (11h30 às 12h) e com o ex-líder de governo Ricardo Barros (PP-PR) (12h às 12h30). Leia mais.