Maringaense Felipe Drugovich vai pilotar no primeiro treino livre do GP da Itália

Piloto substitui Lance Stroll, lesionado, segundo Aston Martin

Depois de se tornar o primeiro paranaense a vencer a F2 mundial, o maringaense Felipe Drugovich torna-se o primeiro a fazer um treino na F1 em Monza, na Itália. Ele participará do treino livre durante o GP da Itália no final desta semana. A informação foi confirmada terça-feira pela sua equipe, a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One, que tem Lance Stroll como primeiro piloto.

Piloto de testes e reserva da equipe AMF1, Drugovich participará da sessão de 60 minutos no Autódromo Nazionale Monza, circuito no qual garantiu seu título da FIA na Fórmula 2 há apenas 12 meses. A sessão marcará o retorno de Felipe ao AMR23, depois que ele substituiu Lance Stroll lesionado durante os testes de pré-temporada no Bahrein.

A próxima sessão de treinos livres é a próxima etapa do desenvolvimento de Felipe após um programa de testes sob medida que viu o piloto brasileiro correr o AMR21 em alguns dos circuitos mais renomados da Europa, incluindo Silverstone, Circuito de Barcelona-Catalunha e Red Bull Ring. O programa sob medida é projetado para equipar Felipe com as habilidades e experiência necessárias para competir no mais alto nível do automobilismo, ajudando seu desenvolvimento contínuo como piloto. Felipe foi campeão da Fórmula 2 em 2022 com a MP Motorsport e venceu a Eurofórmula Open em 2018.

“Mal posso esperar” – “Mal posso esperar para voltar ao volante do AMR23. O carro se sentiu muito bem quando o pilotei nos testes de pré-temporada e será fascinante sentir como ele melhorou desde então. Passei muito tempo no simulador ajudando a desenvolver o carro, então entender como isso se correlaciona com a coisa real será super valioso para mim também.

“É também uma oportunidade fantástica para demonstrar o que aprendi através do meu programa de testes. Desde o Bahrein, fiz muito mais quilômetros em um carro de F1, então tenho uma compreensão ainda melhor de como posso fornecer feedback valioso para a equipe.

“Gostaria de agradecer à Aston Martin por confiar em mim com esta oportunidade, bem como aos nossos parceiros brasileiros XP, Porto Seguro e Banco Master por seu apoio contínuo”.

Mike Krack, chefe de equipe da equipe AMF1, disse: “Estamos muito satisfeitos em poder proporcionar ao Felipe mais uma oportunidade de pilotar o AMR23. Ele demonstrou suas capacidades nos testes de pré-temporada, com uma contribuição vital para o desenvolvimento inicial do carro pela equipe. Monza oferecerá mais uma chance para Felipe trabalhar em estreita colaboração com os engenheiros e mecânicos e aumentar sua confiança em uma sessão crítica para a equipe. Estamos ansiosos para maximizar esta sessão juntos.”

Felipe ocupará o lugar de Lance Stroll no primeiro treino livre deste fim de semana, com Lance retornando ao AMR23 para o TL2.

Foto: Divulgação/AMF1