7 de Setembro em Maringá e Londrina
A Prefeitura de Maringá realiza amanhã, o desfile de 7 de Setembro, evento que marca a Independência do Brasil. A cerimônia será na Avenida XV de Novembro, entre as avenidas Duque de Caxias e Herval, a partir das 9h. Além do desfile, haverá o hasteamento de bandeiras com autoridades. É o primeiro desfile de 7 de Setembro que se realizar na cidade desde 2019. Em 2020 e 2021 o motivo foi a pandemia; em 2022, decidiu-se por um ato público em lugar do desfile.
O desfile contará com a participação de cerca de duas mil pessoas de mais de 30 instituições, incluindo grupos militares, associações públicas e privadas, além de grupos de motorizados e bikes.
Interdição – A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou a instalação das arquibancadas no sábado. O estacionamento do Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio também será interditado.
Outras vias serão interditadas amanhã: a avenida XV de Novembro, entre a avenida Paraná e a rua Piratininga, será interditada nos dois sentidos. As avenidas Duque de Caxias e Herval, entre a rua Néo Alves Martins e a avenida Tiradentes.
Entre as instituições participantes do desfile estarão integrantes do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Samu, 4° Batalhão de Polícia Militar, Colégio da Polícia Militar, Departamento de Polícia Penal do Paraná, 3ª Companhia de Polícia Ambiental Força Verde, Polícia Científica do Paraná – Unidade Maringá, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, colégios públicos e privados, Clube de Desbravadores e Aventureiros, grupos e de escoteiros, entidades como Apae e Associação dos Rotarianos, clubes de bike e automóveis antigos. (C/ Felipe Augusto/PMM)
Em Londrina, na avenida Leste-Oeste – Nesta quinta-feira , das 9h às 11h30, a avenida Leste-Oeste recebe o tradicional desfile de Sete de Setembro, que neste ano comemora o 201º aniversário da Independência do Brasil e é organizado pela Secretaria Municipal de Educação.
O evento terá a participação de bandas e fanfarras, estudantes de escolas públicas e privadas, idosos, representantes de forças de segurança, membros de organizações não governamentais, atletas, profissionais da cultura e outros.
No total, 46 comitivas foram inscritas e cerca de 4.800 pessoas irão compor o desfile, entre integrantes de instituições de ensino e outras entidades e membros das forças de segurança. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas assistam ao evento. Para facilitar a organização da atividade, a SME enviou a todas as instituições participantes uma lista com a ordem em que cada entidade desfilará, assim como mapas que mostram o percurso.
De acordo com a responsável por projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, os organizadores esperam que o evento seja uma grande festa cívica, voltada a toda a família.
“Esperamos que a população encha a avenida Leste-Oeste, e que tenhamos um desfile cheio de alegria, como já é tradição em Londrina. Convidamos a toda a comunidade para comparecer e prestigiar o trabalho feito com tanto carinho pelas escolas municipais, forças de segurança e outras instituições”, afirmou.
Como ficará o trânsito – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização informa que, em decorrência da realização do desfile, a avenida Leste-Oeste estará interditada no trecho entre a rua Guaporé e as proximidades do viaduto em construção, no cruzamento com a avenida Rio Branco, na área central.
Devido ao fechamento, que terá início a partir das 7h30 de amanhã e afetará todas as ruas que desembocam na área do desfile, o trânsito na Leste-Oeste será desviado para vias alternativas, como as ruas Araguaia, Porto Alegre, Tietê e Benjamin Constant. As interdições serão realizadas por agentes da CMTU, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que estarão a postos para orientar os condutores.
Diferentemente dos anos anteriores, quando os integrantes seguiam em direção ao Centro da cidade, neste ano o fluxo se dará no sentido inverso. Isto é, a marcha partirá da região da rua Manaus rumo à interseção com a rua Cabo Verde, onde irá ocorrer a dispersão dos integrantes. O palanque que abrigará as autoridades estará localizado na altura da Leste-Oeste com a São Luiz.
O gerente de Fiscalização de Trânsito da CMTU, Jonas Rico, orienta que os motoristas que passarem pelas imediações da Leste-Oeste, no dia do evento, estejam atentos à sinalização, aos limites de velocidade e aos pontos de bloqueio. “Se todos forem cautelosos e respeitarem as normas de circulação, teremos todos um grande desfile cívico e as pessoas chegarão a seus destinos com tranquilidade e segurança”, garantiu. Segundo o gerente, a expectativa é que os cruzamentos obstruídos sejam liberados até o final da manhã, após o encerramento das apresentações. (Ulisses Sawczuk e Danylo Alvares/N.Com)
Fotos: Márcio Naka/PMM/Vivian Honorato/Arquivo/N.Com/