Um grande maringaense
O advogado Horácio Raccanello Filho faria 83 anos em dezembro deste ano, não tivesse nos deixado tão cedo, em fevereiro de 1998, aos 57, vítima de infecção pulmonar. A foto colorizada é de publicação do MDB velho de guerra, de 1976 (“Posição do MDB no Paraná”). Aqui, um texto de Laércio Souto Maior sobre ele.
Horácio nasceu em Olímpia (SP), fez bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1965), foi procurador do município e Maringá e professor de Direito Constitucional e Introdução ao Estado do Direito da Faculdade de Direito da UEM. Foi ainda professor de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Filosofia de Campo Mourão e procurador do Estado junto ao Tribunal de Contas do Paraná.
Durante anos Raccanello foi secretário geral do MDB maringaense, do qual foi um dos fundadores (1966) e presidente, segundo vice-presidente estadual do partido e, antes de disputar a prefeitura por duas vezes (1976 e 1982), foi candidato a deputado estadual (1970) e federal constituinte (1986). Foi ainda secretário da Justiça do Paraná no governo José Richa, procurador-geral do Estado junto ao Tribunal de Contas no governo de Álvaro Dias e consultor jurídico do Palácio Iguaçu no governo de Roberto Requião. Foi daqueles políticos dos quais Maringá pode se orgulhar de tê-la representado.
Seu irmão, o também respeitado advogado José Hermengildo Baptista Raccanello, faleceu em dezembro de 2013.