Medo e delírio em Ourizona

Matheus Azevedo, servidor público: história no Rádio Novelo

O mais recente episódio do podcast Rádio Novelo Apresenta, o 46, lançado quinta-feira, leva o título de “Mexer no vespeiro” e uma das duas histórias contadas é sobre Matheus Taunay de Azevedo Coutinho e Pádua, auxiliar de serviços gerais na Prefeitura de Ourizona, microrregião de Maringá.

No podcast apresentado por Branca Vianna, Matheus Azevedo como os motivos que o levaram a criar o perfil Ourizona Informa no Facebook. Lá, ele publica editais do Executivo e do Legislativo, tendo apontado uma farra de diárias que superava em mais de três vezes o valor dos subsídios de ao menos um dos vereadores.

Matheus, que recebe pouco mais de R$ 2 mil brutos na Divisão de Limpeza Pública e nas horas vagas dirige Uber em Maringá, não perde uma sessão da Câmara de Ourizona, onde chegou a deixar o vereador Eduardo Baptista irritado, a ponto de acusá-lo de assédio. “Inclusive um servidor aqui fica com viadagem para cima de mim, fica piscando pra mim e mandando beijinho”, disse o político incomodado com o fiscal do dinheiro público. Ele também conta que encontrou na rua de Ourizona uma vereadora que havia recebido diária e que naquele dia deveria estar em viagem, além de várias outras situações. Ouça o episódio aqui.

O Rádio Novela Apresenta chegou ao auxiliar de serviços gerais de Ourizona graças ao maringaense Rafael Zanatta, advogado que trabalha com
direitos digitais e em 2018 criou a Data Privacy Brasil, em São Paulo (SP). A história foi produzida com apoio do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, que trabalhou pela aprovação da Lei de Acesso à Informação, a LAI – utilizada pelo servidor público para obter dados como os das diárias.

Fotos: Redes sociais