Ícone do site Angelo Rigon

Para Luiz Nishimori, é incoerência se falar em importar tilápia do Vietnã

Deputado se colocou contra a importação; ministro fala com Lula sobre o tema

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD) juntou-se aos que reagem às notícias de que o governo estaria analisando a possibilidade de importar tilápias do Vietnã. Para ele, apesar de não confirmada oficialmente, a intenção é incoerente, e estará na defesa dos produtores de pescado do país.

Nishimori apoia a posição da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), que divulgou nota em que destaca que o setor gera mais de 1 milhão de empregos e renda em todos os estados brasileiros. “Não aceitamos que o governo brasileiro abra o mercado para a entrada de tilápia, sendo que temos toda a capacidade de abastecimento e fornecimento de um alimento seguro e de alta qualidade”, disse a entidade, que alertou ainda para “óbvios riscos sanitários e isso pode comprometer a atividade no Brasil além de ser prejudicial aos consumidores. A tilápia brasileira é uma das melhores do mundo, produzida com boas práticas e segurança”.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, informou à indústria pesqueira que tratará do assunto com o presidente Lula, a quem pedirá para evitar a importação da tilápia vienamita. O Brasil é o quarto produtor mundial do peixe. De acordo com a Peixe BR não está tramitando nenhum processo de registro de planta de processamento de tilápia ou de qualquer outro país do mundo no Ministério da Agricultura e Pecuária. “Dessa forma, orientamos as empresas brasileiras a não negociar com importadoras que usam esse argumento para pressionar os preços da tilápia no país. Este é um tema prioritário para a Peixe BR. Como entidade de defesa da cadeia produtiva dos peixes de cultivo, faremos tudo o que está ao nosso alcance para defender a tilápia brasileira”, enfatiza.

Confira a posição do parlamentar, líder da frente do pescado e aquicultura, a respeito do assunto.

Sair da versão mobile