A Transportes Coletivos Grande Londrina e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização apresentaram ontem 32 novos ônibus que passam a fazer parte da frota da empresa. A solenidade foi conduzida na garagem da empresa, localizada na rua Messias Wilmar de Souza, 756, Vila Recreio.
No total, 96 novos carros serão incorporados à TCGL, e a previsão é que a renovação seja concluída até a segunda quinzena de novembro. A Grande Londrina conta com uma frota de 220 ônibus, o que representa 62,32% dos 353 veículos do transporte coletivo londrinense, que também inclui outra concessionária, a Londrisul.
Os veículos adquiridos são todos da marca Marcopolo e modelo Torino Plus. Seguem o padrão Euro 6, com sistema de tratamento de poluentes particulados, que mantém as emissões dentro dos limites estabelecidos pela legislação, e são equipados com câmeras de videomonitoramento e poltronas com encosto estofado.
Além disso, todos os veículos atendem as normas de acessibilidade e contam com elevadores e espaço reservado para cadeirantes. Incluem, também, dois monitores instalados internamente para anúncio de próxima parada e outras funções que podem ser agregadas, assim como assoalho revestido em Taraflex, material antiderrapante que favorece o isolamento térmico do veículo.
Possuem ainda sistema eletrônico que proporciona maior conforto e maior estabilidade ao carro, e seus motores Euro 6, da Mercedes-Benz estão aptos para uso do biodiesel até 15%, com Diesel S10, e para outros biocombustíveis alternativos, como o HVO com 100%. E, dentre os novos carros, 22 são equipados com ar-condicionado, para propiciar maior conforto aos passageiros. (Ulisses Sawczuk/N.Com)
Foto: Emerson Dias/N.Com