Em 14 de outubro de 1981…

Antonio Facci, Ney Braga e Ramires Pozza

Neste sábado a foto acima completa 42 anos. Foi tirada no gabinete do então governador Ney Braga, no dia em que assinou a lei que transformou Sarandi em município.

Facci foi o autor do projeto que dava autonomia a Sarandi (que era distrito de Marialva), que tramitava desde 1979 na Assembleia Legislativa, e Ramires Pozza acompanhou a comitiva que foi até o Palácio Iguaçu presenciar a sanção. Sarandi, que completa 42 anos, é hoje o segundo maior município da microrregião 9, atrás apenas da cidade-polo, Maringá. Para quem conhece um pouco da história política dos que aparecem na foto, foi um exemplo de convivência, um verdadeiro tratado de paz.

E uma curiosidade: apesar de ser o autor da lei, com seu nome garantido na história por conta de sua atuação como vereador maringaense, deputado estado e cartorário, o são-paulino Facci, falececido em 10 de março de 2008, não dá nome a nenhuma avenida, rua, viela ou prédio público da vizinha cidade.

Foto: Acervo pessoal/Eu Amo Maringá

Atenção: Para compartilhar esse conteúdo do Maringá News, por favor utilize o link ou as ferramentas de compartilhamentos oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Maringá News/Blog do Rigon estão protegidos pela legislação brasileira sobre direitos autorais. A cópia ou reprodução de conteúdo produto pelo site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da empresa, implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.