Metalúrgicos debatem campanha salarial

Sede da Fetim, em Curitiba; reunião em Maringá será amanhã

A Federação dos Metalúrgicos do Paraná realiza amanhã à tarde um encontro  para debater a campanha salarial  e o  fortalecimento da negociação coletiva no estado. Participam do encontro, que acontece às 15h, na sede do sindicato local, na Vila Operária, representantes dos sindicatos dos metalúrgicos de Maringá, Curitiba, Londrina, Cascavel, Paranaguá, Guarapuava, Pato Branco, Irati e Umuarama.

“Vamos debater as estratégias para a campanha salarial dos metalúrgicos do Paraná. A luta é pela valorização da renda e por melhores condições de trabalho. Quanto mais dinheiro no bolso do trabalhador, mais forte fica o consumo, as vendas e a geração de empregos”, diz o presidente da Fetim, Sérgio Butka.

Além da campanha salarial, também estará na pauta de discussão os reflexos do setor automotivo do Brasil e a luta pelo fortalecimento dos empregos.

Sem cobrança de retroativo – Na última reunião,  realizada em Londrina, em 28 de setembro, a  Fetim definiu  que não vai cobrar dos trabalhadores as contribuições assistenciais retroativas aos últimos 5 anos.

Em11 de setembro, por 10 a 1, o Supremo Tribunal Federal decidiu que é válida a instituição de contribuição assistencial, por meio da celebração da convenção e/ou acordo coletivo, desde que assegurado ao trabalhador o direito de oposição.

O encaminhamento aprovado pelos sindicatos que compõem a Fetim, que representam mais de 160 mil metalúrgicos no estado, faz parte de uma linha democrática e transparente sobre as contribuições referentes a negociação da convenção coletiva de trabalho, a ser iniciada em breve com os sindicatos patronais (Sindmetal e Sindirepa). (C/ Assessoria)