Treze cidades do Paraná terão cursos técnicos em turismo
Em 2024, uma parceria das secretarias de Turismo e da Educação vai implantar 26 turmas de cursos de técnicos em turismo em 13 cidades paranaenses: Bandeirantes, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guarapuava, Ibaiti, Ivaiporã, Lapa, Londrina, Ponta Grossa, Sapopema, Sertaneja e Mandaguari, microrregião de Maringá. Os cursos técnicos em Cozinha, Gastronomia, Hospedagem e Guia de Turismo serão instalados nos colégios e escolas da rede estadual de educação.
“No começo deste ano, iniciamos projetos pilotos em Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Em Foz, são duas turmas (manhã e noite) com 35 alunos em cada no curso de técnico em Hospedagem e em Ponta Grossa, uma turma de Gastronomia”, adianta Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.
O Serviço Social Autônomo Viaje Paraná é o novo órgão do Estado, vinculado à Secretaria Estadual de Turismo, responsável pelas políticas públicas de turismo, formulação, implementação e execução de ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no exterior.
Médio e pós-médio – Foz do Iguaçu terá nove turmas dos cursos técnico em Hospedagem, Gastronomia e Guia de Turismo nos colégios estaduais Arnaldo Busato (Hospedagem), Carlos Drummond de Andrade (duas turmas de Hospedagem), Costa e Silva (hospedagem), Professor Flávio Warken (duas turmas – Hospedagem e Gastronomia), Gustavo Dobrandino da Silva (duas turmas – Hospedagem e Gastronomia) e Centro de Educação Profissional Manoel Moreira Pena (Guia de Turismo).
Os cursos de Hospedagem e Gastronomia serão integrais (ensino médio) e de Guia de Turismo (pós-médio). “Nota-se que os cursos serão realizados em colégios estaduais localizados em diversas regiões da cidade, ou seja, próximas onde os estudantes moram”, disse Martini.
Em 2025, segundo Martini, a proposta é de implantar o curso de técnico em turismo, em nível de ensino médio, no Centro de Educação Profissional Manoel Moreira Pena (Colégio Agrícola). “Hoje, os cursos de guia de turismo são pós-técnico, ou seja, o estudante deve ter concluído o ensino médio. Em 2025, vamos implantar o curso de guia de turismo sustentável de três anos em nível do ensino médio”, disse.
Demanda – Em Curitiba, serão três turmas de técnico em Guia de Turismo (pós-médio) no Colégio Estadual Júlia Wanderley. Em Ponta Grossa serão três turmas duas turmas integrais dos cursos técnicos em Hospedagem (Colégio Estadual Regente Feijó) e pós-médio de Gastronomia e Cozinha (Centro de Educação Profissional Ponta Grossa).
Guarapuava vai receber os cursos (pós-médio) de Guia de Turismo (Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob) e de técnico em Gastronomia no Colégio Estadual Professora Ana Vanda Bassara. Na Lapa, o Colégio Estadual São José terá um curso integral de técnico em Cozinha.
Em Bandeirantes, o Centro de Educação Profissionalizante Ozório Nogueira terá um curso pós-médio de técnico em Cozinha. Guaíra terá uma turma integral de técnico em Hospedagem no Centro de Educação Profissionalizante Presidente Roosevelt.
Ibaiti, Ivaiporã, Londrina e Mandaguari terão turmas integrais de técnico em Gastronomia no Centro de Educação Profissional Seiji Hatanda, nos colégios estaduais Barão de Cerro Azul, Polivalente e José Luiz Gori. Em Sertaneja, o curso pós-médio em técnico em Hospedagem será no Centro de Educação Profissionalizante Cecília Meireles.
“Os cursos integrais são para os estudantes que vão entrar no ensino médio. Em vez de fazer o ensino médio regular, pode optar ou por técnico em hospedagem, gastronomia ou de guia de turismo. Estamos levando os cursos técnicos de ensino médio e pós-médio para atender as demandas de cada cidade e região, tanto do segmento turístico como dos sindicatos das categorias que trabalham no setor”, completa Martini. (Assessoria)
Fotos: Divulgação