Ícone do site Angelo Rigon

Um filme que também é sobre Maringá

Embora filmado em Recife, o documentário Retratos fantasmas (2023), dirigido por Kléber Mendonça Filho, é também sobre Maringá.

Do mesmo diretor de O som ao redor, Aquarius e Bacurau (os dois últimos com a participação da ilustre desconhecida maringaense Sônia Braga), Retratos fantasmas percorre o velho centro de Recife, às margens do Rio Capibaribe, para contar a história de glória e ruína dos cinemas de rua da capital pernambucana.

A exemplo do que ocorreu na cidade-musa de Kléber Mendonça Filho, os cinemas de rua e outros marcos históricos de Maringá deram lugar a franquias de farmácias, lanchonetes, lojas de departamento e igrejas. Para se ter uma ideia do descaso, nossa antiga Rodoviária, palco de tantas lembranças de quem chegava ou saía de Maringá, virou um “lindo” estacionamento. Cine Horizonte, Cine Maringá, Cine-Teatro Plaza, todos quedaram vítimas do capital, do dízimo e dos ratos.

Celebrado em Cannes e candidato ao Oscar, Retratos fantasmas é sobre Recife, Maringá e tantas outras cidades do Brasil, quiçá do mundo. Esta é a história do desprezo de quem nos governa pelo patrimônio histórico-cultural do nosso povo. E isso jamais devemos esquecer!


(*) Eduardo Siqueira – dirigente do PCdoB de Maringá

Sair da versão mobile