Pescaria

O poder de levar paz e tranquilidade a qualquer ambiente

Quando lhe pedirem um peixe, ensina-os a pescar. Esse provérbio chinês muito conhecido se encaixa perfeitamente na ilustração do tema. O gato espera apenas por seu quinhão da agradável e calorenta pescaria dominical. O lambarizinho será apreciado como um petisco saboroso, um quitute de valor inestimável oferecido por seu tutor, como um prêmio pela participação ordeira e civilizada na prazerosa atividade.

A companhia sempre bem vinda dos felinos mostra que o respeito às singularidades dos animais deve ser praticado diariamente, uma forma de consolidar nossas convicções e responsabilidades acerca da missão de cada indivíduo que habita esse planeta.

Mesmo que por suas naturais limitações cognitivas nossos fiéis amigos de quatro patas não consigam imitar as habilidades do ser autoproclamado inteligente em algumas tarefas, a simples presença de criaturas tão especiais tem o poder de levar paz e tranquilidade a qualquer ambiente, fortalecendo assim os vínculos afetivos entre bichos e gente. Sentimentos, aliás, imprescindíveis na vida de qualquer ser humano.


(*) José Luiz Boromelo, escritor e cronista em Marialva/PR.