Desinformação e pré-campanha

Carro adesivado em pré-campanha para vereador em Maringá

Quem se depara com um Palio Fire com perfure no vidro traseiro dizendo que o Jair Bolsonaro (PL) está inelegível por ser “incorruptível” pode até achar que o proprietário não sabe que o ex-presidente não pode disputar eleições por 8 anos por ter cometido abuso de poder político e feito uso indevido dos meios de comunicação durante sua campanha de 2022 ao impulsionar notícias falsas.

O veículo traz propaganda sob o título “Amigos de Altino Bertolino”, com direito à bandeira de do Brasil (usada eleitoralmente por bolsonaristas) e a de Maringá. Em 2024 Bertolino deve disputar sua terceira eleição: em 2020 foi candidato a vereador pelo Patriota e fez 173 votos; em 2022 disputou a Câmara Federal, obtendo 270 votos, desta vez pelo Democracia Cristã.

Longe de ser um novo Assendino Santana, Bertolino, nascido há 68 anos em Marília (SP), teve uma evolução significativa de bens declarados. Em 2020, informou ter bens que chegavam a apenas R$ 443,56; dois anos depois, declarou à Justiça Eleitoral R$ 297 mil.