Uma delegação de autoridades de Alvorada do Sul, no Paraná, cumpriu agenda de compromissos nesta semana em Brasília, atrás de conquistar investimentos e obras do governo federal para o município. Mediante apoio do mandato parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu (PT), o prefeito Marcos Voltarelli (PSD) e os secretários Robson Bortolucci (Planejamento), Ever Dugolin (Meio Ambiente) e André Luiz de Biasio (Obras e Operação de Convênios) se reuniram em audiência com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, para reivindicar a implantação de campus do Instituto Tecnológico Federal do Paraná em Alvorada do Sul.
“Temos bastante mão de obra na região, mas não temos a qualificação profissional que tanto precisamos para reter no município esses profissionais altamente requisitados em áreas de excelência”, disse o prefeito. “A região perde muitos profissionais para os mercados dos grandes centros como Londrina e é preciso romper com a dependência aqui de serviços externos”, argumentou. “Com o empenho e a dedicação do deputado Zeca, que conhece bem a realidade da nossa região, temos a oportunidade de colocar no radar do governo federal ações que vão beneficiar nossa gente e impulsionar a economia local”, completou Voltarelli.
O líder do partido do presidente Lula na Câmara Federal, Zeca Dirceu, lembra que a microrregião do Vale do Paranapanema do lado paranaense tem seis municípios no território da fronteira com o Estado de São Paulo. Soma uma população de 80 mil pessoas e está a 70 km de Londrina. “Alvorada do Sul vem se destacando no turismo, na aquicultura – com a criação de peixes de tanque -, possui frigoríficos, uma agropecuária forte e tem expandido sua presença no micro e pequeno empreendedorismos, especialmente na fabricação de estofamentos, no ramo de confecções e de produtos hospitalares. Precisa investir em qualificar a mão de obra para dar conta dessas demandas por serviços especializados”, afirma Zeca.
“Vamos levar as reivindicações do município onde for preciso e abrir portas necessárias no governo para, a medida do possível, favorecer cada vez mais a população de Alvorada do Sul”, completou o líder do PT na Câmara.
Turismo de lazer – Com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, Alvorada do Sul, aos finais de semana, passa pela mesma dinâmica das cidades litorâneas em época de temporada: recebe cerca de 30 mil turistas para aproveitarem o lazer no lago da represa de Capivara, com 540 quilômetros quadrados de extensão. “Até para trabalhar na agricultura, hoje, a mão de obra precisa ser qualificada, seja para operar as máquinas, seja para cuidar da mecânica desses equipamentos altamente sofisticados e informatizados”, explica o prefeito.
O secretário nacional Getúlio Ferreira disse que vai considerar e encaminhar para análise o pedido de Alvorada do Sul. “Se não couber no orçamento deste primeiro momento, não descartamos a possibilidade de que, de alguma forma, a gente possa atender a reivindicação do município no futuro, seja para viabilizar o pedido original de implantação do campus, seja revendo e ampliando o desenho das estruturas próximas do IFPR para contemplar a demanda local”, disse o gestor da Setec/MEC. “Isto aqui é só o início de uma conversa institucional”, completou, sem fechar portas ao sonho da população de Alvorada do Sul.
Ele também solicitou à assessoria técnica do órgão que inclua o município nos próximos estudos de tipologias das regiões polos, a fim de identificar as formas de atendimento de suas demandas na primeira oportunidade. (Assessoria)
Foto: Divulgação