Começam as mudanças partidárias

Vilma Bachesk, vice, e Claudia Bocchi, presidente do Democracia Cristã

O ano eleitoral em Maringá já começou com ao menos duas mudanças. A direção do Republicanos, que tinha um ex-deputado estadual à frente, foi inativado por decisão do partido; oficialmente, a executiva provisória iria até março, foi a antecipação foi formalizada em 12 de dezembro e divulgada agora. O novo comando ainda é uma incógnita. O partido tem um vereador, o Delegado Luiz Alves, mas o novo presidente deverá ser ligado a algum político que tem mandato estadual ou nacional.

A outra mudança foi no DC – Democracia Cristão -, mas ainda não está no site da Justiça Eleitoral. Gelson Coelho Neto, que havia deixado a presidência no início do ano passado, foi substituido por Claudia Bocchi, que tem mandato até dezembro deste ano. Vilma Bachesk é a primeira vice-presidente, conforme indicação formalizada em 18 de dezembro, e outros cinco nomes integram a executiva provisória.

A equipe do novo DC – que na eleição de 2020 apoiou a candidatura de Dr. Batista a prefeito – é a mesma que ajudou na construção do Podemos em Maringá, processo posteriormente interrompido. Bocchi presidiu o Podemos Mulher, assessorou o deputado federal Rubens Bueno e trabalha com o deputado Turino, ligada a assuntos da mulher. Vilma Bachesk é empresária e e foi presidente do Podemos de Mandaguaçu. Apesar de não integrar a executiva, o articulador político do partido será Carlos Ferreira, o Carlão, marido de Bachesk e ex-presidente do PSDC/PTN (atual DC).

A proposta é alavancar o partido, assim como foi feito com o Podemos. Novidades serão apresentadas em alguns dias.

Foto: Divulgação