Os chineses são confiáveis?

A silenciosa China está investindo bilhões no Brasil

No sudeste do Pará, a silenciosa China explora minério de ferro, manganês, cobre, ouro, bauxita e cassiterita na Serra de Carajás com danos ambientais sem precedentes. Os chineses aprenderam até a usar denominações bem nossas, como Projeto Carajás, Projeto Igarapé ou Mineração Onça Puma à exploração dos 18 bilhões de toneladas de nossas riquezas minerais.

No Paraná, a China, por meio da estatal Merchants Port Holding comprou 90 por cento dos ativos portuários do Porto de Paranaguá por U$ 2,9 bilhões. De olho na produção agrícola brasileira no centro-oeste, norte e nordeste, os chineses estão investindo U$ 2 bilhões em porto no Maranhão.

A segurança alimentar do país está em risco. O projeto de lei 2963, no Congresso Nacional, facilita a liberação de terras agricultáveis para estrangeiros. A China sinaliza discretamente que poderia investir até U$ 90 bilhões no solo brasileiro, situação que poderia comprometer até a nossa soberania nacional.

Se governo e povo nada fizermos hoje, ainda muito antes do final do século, nossos descendentes disporão não mais que fragmentos do grande Brasil da época dos bisavós deles.


(*) Tadeu França, ex-deputado federal constituinte

Foto: CEBC

Advertisement
Advertisement