Morre Gumercindo Carniel

Primeiro funcionário de O Diário, na foto ao lado de uma Harris, faleceu aos 93

Faleceu hoje em Maringá seu Gumercindo Carniel, aos 93 anos. Ele foi impressor dos jornais Folha do Norte do Paraná durante 9 anos e O Diário do Norte do Paraná por mais de 27 anos (aposentou-se em 2001), onde se tornou o primeiro operador de rotativa offset da região.

Seu Gumercindo nasceu em 5 de novembro de 1930. Dois de seus filhos trabalharam no extinto O Diário, sendo um deles (Sergio) diretor de Circulação, e o outro, Luis Carlos, também trabalhou na impressão do jornal.

Seu Gumercindo imprimia o jornal com a ajuda de Dionísio, o Abatiá, e era muito dedicado ao trabalho. Foi o primeiro funcionário registrado na Editora Central, em novembro de 1973 (o jornal foi inaugurado em junho de 1974). Desde 1962 ele trabalhava na extinta Folha do Norte, fundada por dom Jaime Luiz Coelho.

“Não conhecia a máquina que O Diário havia importado, uma Goss Cmmunity, a impressora mais moderna que havia”, contou no livro dos 35 anos do jornal. “Seu Gumé” fez estágio no jornal O Estado de Santa Catarina, de Florianópolis, e diz que a rotina era aguardar o fechamento do jornal até 2, 3 horas da manhã. Seu Gumercindo faleceu de covid e não haverá velório. O sepultamento acontecerá amanhã às 10h, no Cemitério Municipal de Maringá, com cerimônia de despedida por parte da família.

Fotos: Redes sociais