Dengue: comitê intersetorial faz reunião

Primeira reunião do comitê para combater a doença foi realizada pela manhã na Câmara Municipal de Maringá

Aconteceu na manhã de hoje na Câmara de Maringá a primeira reunião do Comitê Intersetorial da Dengue de 2024, com as presenças do Dr. Batista, coordenador da Casa Civil e representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a diretora da 15ª Regional de Saúde, Elisabete Mitiko Kobayashi, e o secretário municipal de Saúde, Clóvis Augusto de Melo, além de representantes da área de jurisdição da 15ª RS, incluindo prefeitos, secretários e lideranças de bairro.

O comitê discute ações de mobilização e vigilância permanente com o objetivo de reduzir os casos da doença e o número de óbitos. O Paraná é um dos estados que mais registram casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypt e as autoridades sanitárias entendem que a luta é comunitária. O Dr. Batista, quando vereador, nos anos 1990, apresentou o primeiro projeto prevendo o combate ao mosquito transmissor, em Maringá.

Participantes da reunião intersetorial: combate à dengue no norte/noroeste

Ontem a Secretaria de Saúde do Paraná recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue, e já encaminhou a duas regionais de saúde elencadas para o início da vacinação. Nesta etapa inicial, conforme definido pelo Ministério da Saúde, 30 municípios receberão os imunizantes: 21 da 17ª Regional de Saúde de Londrina, com 23.064 vacinas, e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu, com 11.961 doses.

Em nível estadual, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue foi criado em 2019 e tem como objetivo implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. O comitê é composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado. Neste encontro estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defesa Civil, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias municipais de Saúde (Cosems-PR), Unimed, Casa Militar, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Fehospar), além de equipes técnicas da Sesa.

Advertisement
Advertisement