Partido Novo dá guinada e agora vai usar recursos do fundo eleitoral na eleição

No pleito municipal deste ano o Partido Novo, que antes renegava o uso do fundo por outras siglas, vai gastar dinheiro do fundo eleitoral

Ontem o Partido Novo aprovou a utilização do fundo eleitoral no pleito municipal de outubro, uma guinada para a legenda, que sempre recusou o recebimento de recursos públicos. A informação é do UOL e pegou muita gente de surpresa.

Ao mesmo tempo, o diretório nacional do partido estabeleceu alguns critérios para a utilização dos recursos. O primeiro é a distribuição proporcional aos estados com base no número de cidades, tamanho das chapas de candidatos e quantidade de eleitores.

Além disso, candidatos e diretórios que conseguirem mais doações privadas terão uma espécie de bônus do fundo, num modelo inspirado em eleições em alguns estados nos EUA. Apesar das regras, o partido deixa antigos apoiadores e filiados frustrados, pois acreditavam que as coisas seriam diferentes num partido que usa a palavra “Novo”. “Trata-se de um partido velho ou, no mínimo, igual aos outros”, comentou um ex-apoiador.

Advertisement
Advertisement