Livro sobre Mata Atlântica destaca a conscientização preservacionista
Jornalista Pedro Ribeiro lança livro “Mata Atlântica no Paraná”, onde mostra, em 300 páginas, riquezas, fraquezas e a necessidade de cuidados especiais
No dia 21, uma quinta-feira, o jornalista Pedro Ribeiro apresentará seu novo livro, intitulado “Mata Atlântica – Desafios e Esperanças no Paraná”, em um evento a ser realizado no Palacete BRDE, em Curitiba, a partir das 18h30.
Com suas 300 páginas, a obra retrata a exuberância da floresta atlântica, destacando-a como a mais preservada do país, além de explorar a vida marinha em nossas baías, o potencial turístico do litoral norte e o cotidiano das comunidades caiçaras, um povo simples e esperançoso que depende da pesca para subsistência.
Ao longo de seis meses, Pedro Ribeiro e o repórter fotográfico Ivan Bueno exploraram montanhas, adentraram na mata selvagem, navegaram em rios e riachos, e mergulharam em lavouras de açafrão da terra. Eles também visitaram criatórios de trutas arco-íris e tartarugas tigres d’água, enquanto conheceram as memórias e histórias das cidades de Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba.
Nesta jornada registrada na obra, repleta de imagens de guarás, golfinhos, animais silvestres, papagaios de cara-roxa, árvores, vegetações e parques estaduais, os repórteres entrevistaram biólogos, botânicos, paisagistas, arquitetos, políticos, agentes de turismo, diretores de ONGs, especialistas e cientistas envolvidos na conservação e preservação da biodiversidade.
Pedro Ribeiro conduziu entrevistas com professores, botânicos, biólogos e representantes de ONGs, revelando um panorama detalhado da Mata Atlântica. Entre os entrevistados estão Clóvis Borges (SPVS), Fernando Straube, Roberto Fuks, Luis Bacoccini, o historiador Erick Unzincker, o montanhista Paulo Henrique Schmidlin (o “Vitamina”), Paulo Sidney (ferroviário), além de um artigo especial do publicitário Elói Zanetti. A edição também conta com entrevistas com personalidades da vida pública paranaense.
O livro “Mata Atlântica ‑ Desafios e Esperanças no Paraná” conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal e o patrocínio do Grupo JMalucelli (Paraná Banco, Junto e Instituto Joel Malucelli), Copel, Sanepar, Trombini e BRDE. A obra tem o formato 30x30cm, papel couchê 150g e impressão em cores.(Divulgação)