Suspensões temporárias

Lepac comunica às farmácias das unidades básicas de saúde a suspensão de exames; laboratório emite nota de esclarecimento

Desde segunda-feira está suspenso temporariamente o exame de dosagem T3 total, feito pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas (Lepac/UEM), que tem convênio com a 15ª Regional de Saúde e atende 30 municípios. O exame permite avaliar o funcionamento da tireoide e, assim, detectar possíveis doenças e problemas na glândula.

A informação foi passada às unidades básicas de saúde pelo Lepac seguida, ontem, de novo comunicado: a suspensão temporária dos exames Anti-HBe e Anti-HBc IgM (hepatite B). Para completar, hoje chegou às UBSs a informação da suspensão do exame de intolerância à glicose.

“Daqui pouco tempo não estaremos fazendo exame nenhum pelo SUS, aqui em Maringá”, comentou um profissional.

Outro lado – Coordenadora do Lepac/UEM, Regiane Bertin de Lima Scodro divulgou nota explicando os avisos de suspensão temporária de exames podem ocorrer devido ao aumento da demanda e à falta de kits, “que ocorre em todo o Estado do Paraná e em nível nacional”. Confira a íntegra da resposta:

O Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas (Lepac/UEM), enviou Ofício circular (n. 10 e n.11/2024-Lepac-UEM) aos municípios da 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, Hospitais e Unidades de Saúde, nos dias 11 e 12 de março de 2024, respectivamente.

Nestes dois ofícios constam a suspensão temporária dos seguintes exames: T3 total (exame para tireóide), Anti-HBe e Anti-HBc IgM (exame de hepatite B)

A suspensão dos exames de tireóide e hepatibe B ocorreu pelo aumento no número de exames enviados pelo convênio com a 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, impactando na previsão estimada. Desta forma, foi solicitado o aumento do quantitativo de 25%, conforme Lei de Licitações e Contratos Administrativos. O contrato relativo à compra destes exames foi realizado há alguns anos e a estimativa feita à época não foi suficiente para atender a população no período pós-pandemia.

A Lei de Licitações e Contratos Administrativos, encarregada de zelar pelo bom uso do dinheiro público, ainda que necessária, por vezes dificulta a celeridade na compra de reagentes e insumos, que são indispensáveis na prestação de serviços à saúde e aos usuários do SUS.

Estes avisos de suspensão temporária de exames podem ocorrer devido ao aumento da demanda e à falta de kits, que ocorre em todo o Estado do Paraná e em nível nacional.

Cabe esclarecer também que, sobre o teste oral de intolerância à glicose, a informação repassada à UBS não procede, pois este exame não foi suspenso.

Finalmente, ressaltamos que os municípios beneficiados com a prestação deste serviço foram avisados da interrupção dos exames, mas tão logo seja normalizado o fornecimento de insumos o serviço será restabelecido, voltando à normalidade.

A coordenação do Lepac junto à administração da UEM, por meio da reitoria, tem buscado soluções em conjunto para resolver isso o mais brevemente possível.

Foto meramente ilustrativa: Freepik