Obras de bloco no HUM serão retomadas

Ordem de serviço para concluir a unidade de reabilitação foi assinada na manhã de hoje e obras devem ficar prontas em 6 meses

A Universidade Estadual de Maringá vai concluir as obras do Bloco S-40, onde funcionará a Unidade de Reabilitação Física e Mental, dentro do complexo do Hospital Universitário Regional Said Ferreira de Maringá. A ordem de serviço das obras, que custarão R$ 2.301.599,98, foi assinada na manhã de hoje e devem estar concluídas em seis meses.

“A unidade irá prestar atendimento aos pacientes do Hemocentro, os hemofílicos e, principalmente, falcêmicos, como também os doentes da reumatologia, que encontram bastante dificuldade em ter atendimento, sendo que o nosso ambulatório de reumatologia é um dos mais procurados. Poderá também atender os pacientes da ortopedia, que precisam de uma reabilitação mais rápida”, disse a professora Silvia Maria Tintori, chefe do Departamento de Medicina.

O próximo passo será buscar recursos para a compra de equipamentos. Segundo a chefe do DMD serão feitas parcerias com outros departamentos da universidade para uma atuação em conjunto no local, como as áreas de Educação Física e Psicologia. 

A nova unidade compreende uma construção térrea, com área de 464,23 m², destinada ao atendimento individual e coletivo dos pacientes que necessitam de atenção em nível terciário no que se refere à reabilitação física e psicossocial, bem como a um grupo específico de psicopatologia que são os autistas. Além dos ambientes internos, há previsão de um espaço externo denominado Jardim Japonês, que servirá para tratamento, lazer, descanso dos pacientes e contemplação, concomitantemente com a Academia ao Ar Livre. A obra terá também aquecimento solar de água, sistema de aproveitamento de água de chuva e sistema de energia solar fotovoltaico. (C/ ASC/UEM)

Foto: ASC/UEM