Um novo visual: muros e fachadas dos conjuntos Santa Felicidade e João de Barro I serão grafitados no projeto “Colorindo a Vila”
Artistas e grafiteiros estão sendo chamado para grafitar muros e fachadas de casas dos conjuntos Santa Felicidade e João de Barro I, em Maringá, dentro do projeto “Colorindo a Vila”. É o resultado da parceria entre moradores, artistas, grafiteiros e empresas de tintas que vão dar um novo visual ao bairro.
O projeto “Colorindo a Vila ” busca artistas e grafiteiros para intervenções no bairro que tenham interesse em atuar em iniciativas de revitalização de espaços privados e públicos através da arte urbana (grafite, pinturas, entre outras linguagens). O projeto ilustrativo em 3D foi desenvolvido pela A. Comum Assessoria Coletiva de Mulheres pela Moradia e a maquete eletrônica elaborada por Camila Preis.
A ação pretende grafitar 20 fachadas de casas e alguns muros dos conjuntos Santa Felicidade e João de Barro I com pinturas inspirados nas obras de Esther Mahlangu, uma artista sul-africana da nação Ndebele, conhecida internacionalmente por suas pinturas contemporâneas em grande escala. Os moradores que residem em volta da praça Zumbi dos Palmares podem escolher as obras de artes que gostaria que suas casas e muros fosse pintadas ou grafitados.
O projeto faz parte do Corredor Cultural Ubuntu, com o objetivo de valorizar a comunidade, por meio arte e a cultura além de espalhar mensagens de cuidado e zelo pelo bairro.