Doações podem ser feitas até amanhã

Em Maringá, roupas e sapatos são entregues no subsolo do paço municipal; Corpo de Bombeiros recebe alimentos não perecíveis e outros itens

O subsolo da Prefeitura de Maringá virou ponto de coleta de doações de roupas e calçados para os desabrigados das intensas chuvas no Rio Grande do Sul. Em todo o estado os quartéis do Corpo de Bombeiros seguem abertos para que a população possa entregar suas doações até esta quarta-feira, prazo que poderá ser ampliado a depender da necessidade do governo gaúcho. Além disso, amanhã haverá troca da equipe de atendimento ao estado gaúcho, com o retorno dos 32 bombeiros e envio de outros 37, todos especializados em situações extremas.

Em Curitiba as doações podem ser entregues na sede do Provopar, no bairro Batel. Em Maringá, o programa funciona dentro do paço municipal e os produtos recebidos (roupas e calçados) na garagem, que funciona no subsolo. Enquanto no Paraná pede-se a doação de alimentos não perecíveis, em Maringá, de acordo com a prefeitura, as pessoas também podem contribuir com a doação de roupas e calçados em bom estado, colchões, cobertores, roupas de cama e banho, itens de higiene e limpeza e ração.

Roupas e calçados podem ser doados na garagem do paço, na entrada pela avenida Duque de Caxias, das 8h às 20h. Os colchões, cobertores, roupas de cama e banho, alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene e limpeza e ração podem ser doados no Quartel Central do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, na Rua Benjamin Constant, das 8h e 17h30.

COMO DOAR – Alimentos não perecíveis como arroz, café, açúcar, leite em pó, além de água potável, ração animal, materiais de higiene e limpeza, colchões, colchonetes e cobertores podem ser entregues em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, das 8 às 20 horas.

No caso de outros itens, como roupas, calçados, itens de cama e banho e utensílios domésticos podem ser entregues na sede do Provopar, na rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, em Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. As unidades do Instituto Água e Terra também estão recebendo doações.

Para se tornar voluntário, a pessoa pode enviar uma mensagem para a Defesa Civil Estadual via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço, que o órgão cuida da sistematização e encaminha a pessoa para a unidade que mais precisa próxima a sua localidade.

AUXÍLIO – Na manhã desta segunda-feira (06), o Paraná enviou mais de 190 toneladas de donativos às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta terça, a Sanepar enviou cinco caminhões-pipa para o estado gaúcho. Na área de segurança pública, a Polícia Militar do Paraná enviou 32 policiais, oito viaturas, helicóptero e embarcação para auxiliar as forças de segurança do Rio Grande do Sul.

TROCA DE EQUIPE – A equipe do Corpo de Bombeiros Militar que está trabalhando nas enchentes do Rio Grande do Sul será renovada amanhã. Ao todo, 37 bombeiros militares, com treinamento em situações de grandes desastres, vão se deslocar para o território gaúcho, permitindo que aqueles que atuam desde a madrugada do dia 2 de maio retornem para suas bases. De Curitiba, a saída está prevista para as 8 horas, da sede do Grupo de Operações de Socorro Tático. O comando da operação vai ficar com o capitão Maurício Batista Dubas. (C/ PMM/AEN)