Professores lançam livro sobre a influência das roupas na história

“As roupas na história: Pesquisar, narrar e ensinar”, de Ivana Simili e Guilherme Telles da Silva, foi gestado em Maringá

Recentemente foi lançado o livro “As roupas na história: Pesquisar, narrar e ensinar”, organizado pela dra. Ivana Simili, da Universidade Estadual de Maringá, e pelo dr. Guilherme Telles da Silva. Publicado pela editora CRV, a obra conta com a colaboração de diversos pesquisadores da área da moda e do vestuário, visando oferecer orientações práticas tanto para estudantes quanto para professores interessados em integrar o estudo do vestuário e da moda no ambiente escolar.

Dra. Ivana Simili, atualmente pesquisadora na Università Iuav di Veneza, na Itália, possui vasta experiência acadêmica e prática no campo, tendo orientado alunos e colaborado com profissionais do mundo da moda e da produção de vestuário. Além disso, participou ativamente de programas da Universidade de Maringá voltados para a promoção da moda sustentável junto às comunidades locais.

O mestre Guilherme Telles é pesquisador especializado em moda e masculinidade na universidade Estadual de Maringá. Sua experiência como professor de educação básica o levou a reconhecer a importância de utilizar elementos culturais, como o vestuário, para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente, aproximando os alunos da história por meio de seus aspectos cotidianos.

Os organizadores acreditam que ao trazer o estudo das roupas e da moda para dentro da sala de aula, é possível proporcionar uma compreensão mais vívida e contextualizada dos eventos históricos. Desta forma, tanto educadores quanto alunos podem enxergar os personagens do passado não mais como figuras anônimas, mas sim como indivíduos inseridos em determinados contextos sociais, culturais e políticos, refletidos em suas vestimentas, acessórios e maquiagens.

Editora: ‎ CRV; 1ª edição (12 abril 2024)
Idioma‏: ‎ Português
Capa comum: ‎ 202 páginas
Dimensões: ‎ 16 x 1.1 x 23 cm

Foto do acervo: Professora Ivana Simili e Guilherme Telles