‘O grande supermercado do planeta’

Ao participar de reunião da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Luiz Nishimori elogiou atuação do Mapa na abertura de mercados para o Brasil

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD), que vai fazer uma prestação de contas de seu mandato, no próximo dia 7, comparou o Brasil a um grande supermercado do planeta. Classificou de gigantesco o trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura e da Pecuária abrindo mercado e vendendo produtos brasileiros para o mundo.

Foi durante participação Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, ontem, em que elogiou o ministro da Agricultura e da Pecuária, Carlos Fávaro, entre outros motivos pelo trabalho na questão do apoio emergencial, apesar de ter assumido a pasta em momento difícil para o setor.

A reunião contou com a participação dos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, que fizeram diversas cobranças importantes para o setor agropecuário brasileiro. O ministro Carlos Fávaro apresentou um resumo das ações realizadas nos últimos 500 dias de gestão e detalhou os planos para o próximo ano. Ele destacou o sucesso do Plano Safra 2023, que foi o maior da história do Brasil, e as iniciativas de apoio à comercialização de produtos como trigo, borracha e milho. Fávaro também anunciou a transferência itinerante do Ministério da Agricultura para o Rio Grande do Sul na próxima semana, como resposta às recentes enchentes que afetaram o estado.

Pepsina – Ontem o governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo do México, de autorização para exportação de pepsina suína do Brasil para aquele país.

A pepsina suína é um produto de origem animal amplamente utilizado nas indústrias alimentícia e farmacêutica, utilizado como insumo para a produção de suplementos nutricionais e alimentos processados.

Nos quatro primeiros meses de 2024, o México importou mais de US$ 1,01 bilhão em produtos agrícolas do Brasil, sendo o nono maior destino das exportações brasileiras nesse setor. Os principais produtos exportados foram soja em grãos, cereais e carnes.

O anúncio soma-se a outras aberturas do mercado mexicano para o Brasil neste ano: em janeiro, para exportação de material genético asinino; no início de maio corrente, para óleo de aves e óleo de peixes destinados à alimentação animal.

Em 2024, já foram abertos 44 mercados em 26 países, totalizando 122 novos mercados em 51 países desde o início do terceiro mandato do presidente Lula. Tais resultados são fruto da ação coordenada entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária. (C/FPA/Mapa).

Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados