Alep aprova projeto ‘Parceiro da Escola’

Votação foi marcada por embates sobre a legalidade da terceirização do ensino público; Evandro Araújo (foto) foi o único deputado da região a votar a favor da não privatização das escolas públicas

Dos deputados estaduais por Maringá, Do Carmo (União Brasil), Soldado Adriano José (PP) e Delegado Jacovós (PL) votaram a favor do projeto Parceiro da Escola, que privatiza a área administrativa da rede estadual de ensino. O deputado Evandro Araújo (PSD) votou contrário. Ao final, o projeto enviado pelo governo do estado foi aprovado por 39 votos a 13.

O projeto, que mobilizou principalmente a oposição, que apontou supostas irregularidades no recebimento e tramitação da proposta, que seria inconstitucional e pode até resultar em suspensão do Fundeb, segundo o deputado estadual Arilson Chiorato (PT). “Ele fere de morte a escola pública”, justificou o Professor Lemos, que se referiu “a este maldito projeto”, um dos que se manifestaram na hora do voto. A sessão também foi marcada por protestos de populares.

Foto: Orlando Kissner/Alep