Em defesa da escola pública

Humberto Henrique é o único pré-candidato a prefeito de Maringá a participar de evento em favor de escolas gratuitas e de qualidade

Ao se manifestar hoje contra a privatização das escolas públicas do Paraná, o pré-candidato a prefeito Humberto Henrique (PT) defendeu que as escolas devem ser gratuitas e de qualidade para todos. “Educação é um direito, nossos filhos não são mercadoria!”, disse em rede social (abaixo).

Humberto Henrique estava no palanque em manifestação realizada na avenida Tiradentes e aproveitou para lembrar que durante os 12 anos que foi vereador um prefeito queria privatizar o Hospital Municipal de Maringá, que tem até hoje um papel de importância na área da saúde. O pré-candidato do PT foi o único até agora a se manifestar sobre a tentativa de terceirizar a rede estadual de ensino encabeçada pelo governo do estado.

PDT é contra terceirização – O PDT Paraná divulgou hoje nota se manifestando contrário ao contínuo processo de terceirizações, com redução de investimentos públicos e crescente participação do setor privado na Rede Pública Estadual de Educação Básica.

“O governo do estado, em uma manobra ardilosa de esvaziamento do diálogo, vem impondo projetos que geram prejuízos aos servidores e um desmonte paulatino, porém agressivo, da educação pública.

Como exemplos, evidenciamos o contínuo e constante “fechamento” do Ensino Público Noturno em todos os Núcleos Regionais de Educação (NREs) e municípios paranaenses.

Lembramos dos rotineiros atrasos e não pagamento da Data-Base que desde 2016 acumulam defasagem de 39% de inflação com servidores públicos em especial da Educação.

E não podemos esquecer que a terceirização dos funcionários administrativos e de serviços gerais das escolas estaduais tem reduzido a média salarial dos servidores da Educação Básica.

E agora esse governo pretende terceirizar as direções de escolas públicas com destino de bilhões de reais para a iniciativa privada em uma inversão de prioridades descarada.

Como disse o pedetista Darcy Ribeiro, “a crise na Educação não é uma crise e sim um projeto”, desta forma, que projeto queremos para nosso Paraná? Que educação queremos para nossas crianças e jovens?

Em defesa da educação pública, gratuita, democrática e emancipadora, o PDT se manifesta contra a terceirização da educação do Paraná”, diz a nota