Inscrições abertas para fóruns de planejamento e desenvolvimento territorial

Em Maringá, encontro acontecerá no dia 21, na UEM

O Governo do Estado abriu as inscrições para as duas próximas etapas do Fórum Regional de Planejamento e Desenvolvimento Territorial: o primeiro, em Londrina, em 20 de junho, e o segundo em Maringá, no dia 21. O último encontro, que será em Guarapuava, teve a data alterada para 27 de junho e as inscrições serão abertas em breve.

O objetivo dos encontros, promovidos pela Secretaria de Estado do Planejamento, é reunir lideranças, entidades da sociedade civil organizada, empresários locais e academia em torno dos instrumentos de planejamento que visam o desenvolvimento territorial e o monitoramento de políticas públicas.

Em Londrina, o Fórum acontece na UEL e, em Maringá, no Campus Universitário da UEM. A abertura será às 13h30, iniciando com o secretário Guto Silva, Marcos Junior Marini e Breno Pascualote Lemos, que farão uma apresentação e falarão do Programa Paraná Produtivia Fase II e Observatório de Planejamento. Às 15h, os professores Aldo Bona e Jamil Abdanur Junior falarão da Seti e das iniciativas da Ageuni, e às 16h “Medellín: um modelo de transformação territorial”, pelo consultor Jean Edouard Tromme. O encerramento será às 17h.

Os encontros tiveram início em Cascavel, em 23 de maio, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e, no dia seguinte, em Curitiba, no Prédio da Administração da Universidade Federal do Paraná, no Centro Politécnico.

Os Fóruns, que vão abranger todas as 15 regionais do programa Paraná Produtivo, são realizados pela SEPL, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sebrae-Paraná, Paraná Projetos, Paraná Produtivo e Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação.

PLANEJAMENTO DETALHADO – Durante os eventos, a equipe da SEPL detalha o trabalho realizado pela pasta, como o Programa Paraná Produtivo, que já reúne 14 das 24 secretarias estaduais e que, na sua segunda fase, ampliou seu alcance com governanças em todas as 15 regiões, abrangendo os 399 municípios do Estado.

Criado em 2021, o programa identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios, tendo como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação das ações propostas.

No evento também é apresentado à plateia o Observatório de Planejamento, desenvolvido em conjunto com a SetiI e lançado em abril. O foco dessa ferramenta é a melhoria contínua dos instrumentos de planejamento disponíveis, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente, alinhada com as necessidades e demandas da sociedade.

TRABALHO DA ACADEMIA – A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também participa com palestras do secretário Aldo Bona e do diretor-geral Jamil Abdanur Júnior. Eles apresentarão as atividades da pasta e as iniciativas da Ageuni.

Os fóruns contam, ainda, com a participação do consultor internacional colombiano Jean Edouard Tromme, que ministrará a palestra “Medellín: Um modelo de transformação territorial”, em que compartilha a experiência da cidade latino-americana que tem alcançado reconhecimento nas áreas de mobilidade urbana e de ampliação da qualidade de vida nas cidades. (C/ SEPL)

Foto: SEPL